ASSINE
search button

Campanha do Leme ao Pontal chega ao Leblon

Compartilhar

A crescente degradação ambiental, que tem causado o desaparecimento de várias espécies de crustáceos, peixes e aves marinhas no Rio de Janeiro, motivou o lançamento da campanha Do Leme ao Pontal com Educação Ambiental, no último final de semana, no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.

Com apoio da Secretaria Estadual do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o projeto é iniciativa da Associação dos Pescadores do Recreio dos Bandeirantes (Apreban), e tem por objetivo conscientizar banhistas, moradores, comerciantes, pescadores a protegerem o meio ambiente a partir de práticas simples como, por exemplo, não deixar lixo nas praias. Sobretudo, porque grande parte dos resíduos deixados nas areias acaba indo parar no mar levados pelos ventos e pelas marés.

A campanha visa a conscientizar a população em geral quanto à importância de se preservar a biodiversidade para além dos efeitos e conseqüências da falta de educação ambiental, ainda no que diz respeito à saúde humana e para o futuro de todas as formas de vida no planeta. Para isso, o projeto está atuando diretamente nas comunidades do entorno das praias, partindo do Pontal, seguindo até o Leme.

Durante o evento são realizadas oficinas de reutilização de materiais recicláveis, onde são produzidas carteiras porta-nota e porta-níqueis a partir de embalagens longa-vida, brinquedos de PET, entre outros produtos de artesanato, além de distribuição de folders educativos.

Já foram realizadas duas agendas nos dias 14 e 21 de janeiro nas praias do Recreio e da Barra, mas a campanha se estenderá por todo o mês de fevereiro. A próxima será na praia de São Conrado, no ponto das asas-delta, no próximo sábado (28). As seguintes serão no Leblon (Posto 11 dia 04/02), Ipanema (Posto 9 dia 11/02), Copacabana (Colônia de Pesca Z13, no posto 6, dia 18/02) e Leme (Posto 1, dia 25/02). As atividades têm início sempre a partir das 10h.