ASSINE
search button

Biblioteca pública vira ponto de encontro em Niterói

Compartilhar

A Biblioteca Pública de Niterói (BPN) é o mais novo ponto de encontro de moradores da cidade desde sua reinauguração, em julho do ano passado. Unindo literatura, tecnologia e lazer, a biblioteca se tornou um centro cultural, com livre acesso à informação, e tem conquistado cada vez mais leitores. No prédio histórico, os mais de 5 mil visitantes mensais contam com 53.170 mil publicações disponíveis em suas salas de convivência, 74 computadores com internet, sala audiovisual, ludoteca e jardim de leitura.

A Biblioteca da Praça da República - inspirada na Biblioteca Parque de Manguinhos, na Zona Norte do Rio - ajuda a criar uma ponte entre os leitores e a modernidade. Baseado na ideia de que as bibliotecas não devem ser apenas locais silenciosos, o centro de lazer facilita o acesso de seus leitores à cultura não apenas através de livros, mas por meio de ferramentas como os 130 DVDs de filmes e milhão de músicas digitalizadas.

- Nas bibliotecas está o futuro de nossos cidadãos, crianças e jovens para incrementar a capacidade de pensar e ampliar seus horizontes. O novo modelo de biblioteca do Estado é um centro de cidadania e um espaço de convivência em torno da cultura. Em fevereiro, a secretaria irá inaugurar a Biblioteca Parque da Rocinha - afirmou a secretária de Cultura, Adriana Rattes.

A nova proposta da biblioteca, construída nos anos 20 e tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), despertou a curiosidade de moradores da região. Frequentadora assíduo do espaço há mais de 10 anos, Tatiana de Souza se impressionou com o espaço mais moderno e com um acervo diversificado para qualquer "rato de biblioteca", como a corretora de imóveis mesma se define, aproveitar.

- Quase todos os dias venho à biblioteca, que está de cara nova e com muitas mais opções para os leitores. Antes, não tínhamos tanta diversidade de publicações. Aprendi a frequentar bibliotecas desde criança e para mim não tem programa melhor do que passar meus dias livres para assistir a filmes, ler livros e jornais, e saber das novidades na internet na BPN - disse Tatiana, de 36 anos.

Visitas guiadas, exposições de arte, eventos culturais e oficinas gratuitas também estão na programação da biblioteca, que passou por obras de restauração orçadas em R$ 7 milhões. Assim como o espaço de Manguinhos, a Biblioteca de Niterói é a primeira a abrir aos sábados e domingos com atividades para todas as idades. Para estimular o público, a programação será estendida a partir de março.

- A programação inclui projetos como a “Hora da poesia”, com leituras de textos. Também oferecemos o “Cinema com pipoca”, com exibição quinzenal de filmes. Em breve, iremos promover sessões para pessoas com necessidades especiais, que contam na biblioteca com computador e publicações em Libra e Braile. Queremos aumentar o número de usuários da biblioteca, que atendeu de julho a dezembro 26.970 pessoas - ressaltou a diretora da Biblioteca de Niterói, Maria da Glória Blauth.

'Point' de jovens e leitores mais experientes

A diversificação do acervo tem chamado a atenção do público. A tecnologia disponível, através de materiais audiovisuais e acesso à web, atrai jovens como Willian Hirsh de Souza, de 19 anos, e leitores mais experientes como Fernando Baldini, de 58 anos. A biblioteca já virou "point", onde o estudante de História da Arte e o aposentado passam horas consultando livros, assistindo a filmes e navegando pela internet.

- Todos os meus amigos estão vindo à biblioteca para estudar e também se divertir. Depois da reforma, o espaço da antiga biblioteca se transformou em área de encontro dos jovens de Niterói. Mas também atrai moradores de outras regiões. Eu, por exemplo, saio de São Gonçalo pelo menos 4 vezes por semana, incluindo sábado e domingo, para vir à biblioteca pública - contou o estudante.

- Estou sempre na biblioteca, porque é um espaço onde posso ler meus livros e aprender a lidar com a tecnologia. Quando visitei a Biblioteca Pública de Niterói pela primeira vez, há 6 meses, fiz imediatamente minha carteira de sócio. O espaço é muito acolhedor, porque mistura a história de um prédio antigo e as ferramentas de uma sociedade moderna - afirmou o aposentado, morador de Niterói.

Biblioteca é também programa em família

Na Biblioteca de Niterói, os futuros leitores começam a se familiarizar com o universo literário e digital na ludoteca, onde há uma coleção de jogos interativos e brinquedos educativos. O pequeno Felipe, de 3 anos, é fã do acervo do espaço infantil. Não é a primeira vez que a mãe Priscila o leva para participar de atividades educativas na BPN. O programa já virou rotina na vida da família Medeiros.

- Estou aproveitando o acesso fácil a uma biblioteca moderna para apresentar ao meu filho o mundo dos livros e dos jogos educativos. Moro em Santa Rosa, perto da BPN, e quero que o Felipe crie o hábito da leitura desde cedo. Aproveito o jardim de leitura para fazer piqueniques. Temos muitas opções na biblioteca, para mim e para o Felipe. Ainda vou explorar mais os livros adultos - revelou a advogada.

A Biblioteca Pública de Niterói fica na Praça da República, s/nº, no centro da cidade. O espaço está disponível para visitas de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados e domingos, das 10h às 19h. Mais informações sobre as atividades da biblioteca podem ser obtidas através do telefone (21) 3601-1956.