ASSINE
search button

Bicheiro Anísio Abraão Davi é preso pela Polícia Civil

Compartilhar

O contraventor Aniz Abraão Davi, o Anísio, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, foi preso nesta quarta-feira por policiais da Corregedoria Interna da Polícia Civil (Coinpol). Ele foi encontrado em frente a um laboratório médico na esquina da Rua Joaquim Nabuco com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana, segundo a Polícia. Anísio está sendo levado à sede da Coinpol. Ele será apresentado às 14 horas no prédio da Chefia de Polícia, na Rua Relação, 42, Centro do Rio.

>> Após prisão de Anísio, polícia faz buscas para localizar outros dois bicheiros

No final de dezembro, Anísio ganhou o direito de responder em liberdade às acusações de formação de quadrilha armada e envolvimento com a contravenção. Mas policiais da Corregedoria de Polícia Civil obtiveram na Justiça um mandado de prisão preventiva, em decisão do desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ).

No dia 15 de dezembro do ano passado, a Corregedoria Interna da Polícia Civil e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) desencadearam a Operação Dedo de Deus. O objetivo era cumprir 60 mandados de prisão preventiva e 125 de busca e apreensão de pessoas envolvidas em crimes relacionados à prática do jogo do bicho.

Participaram da operação 100 delegados de Polícia, cinco promotores de Justiça e mais de 700 agentes da Polícia Civil. Cerca de 40 pessoas foram presas no Rio, duas na Bahia e uma em Pernambuco.

Também foram apreendidos mais de R$ 4 milhões em dinheiro em uma casa do sobrinho do presidente da Escola de Samba Grande Rio, na Barra da Tijuca, além de , computadores, notas fiscais, documentos e máquinas portáteis de cartões de crédito.

A operação começou nas primeiras horas da madrugada. Os banqueiros Aniz Abraão David, o Anízio, e Luís Pacheco Drumond, o Luisinho, eram dois dos alvos da ação da PF. Na época, Anízio não foi localizado pelos policiais. Na garagem do prédio onde ele mora, na Avenida Atlântica, foram apreendidos quatro carros importados.

Dois helicópteros deram apoio à operação, que também foi realizada em Pernambuco e na Bahia.

Residências, construtoras, empresas que fabricam artigos eletrônicos, gráficas, fazendas, sítios e  hotéis foram vasculhados pelos agentes. Os policiais também estiveram no barracão da Beija-Flor, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio. Em Teresópolis, na Região Serrana, as buscas ocorreram num hotel fazenda.

As investigações da Corregedoria da Polícia Civil começaram há um ano. Os policiais monitoraram a instalação de máquinas eletrônicas de cartões de crédito no mercado clandestino das apostas. Segundo a polícia, empresas faziam a instalação, manutenção e treinamento dos anotadores do jogo do bicho. Um homem que seria responsável por fornecer e distribuir os talões usados por anotadores do jogo do bicho no Rio foi localizado numa gráfica em Pernambuco. Ele e a dona da gráfica tiveram mandados de prisão expedidos pela Justiça.