ASSINE
search button

Prefeita de Campos vai sobrevoar área atingida por água de dique rompido

Compartilhar

A prefeita Rosinha Garotinho está na sede da Defesa Civil Municipal aguardando a chegada de helicópteros para sobrevoar a área de Três Vendas.  Acompanhada pelos secretários de Saúde, Paulo Hirano; Defesa Civil, Henrique Oliveira, e Família e Assistência Social, Izaura Freire, Rosinha quer, junto a técnicos, avaliar a situação da localidade já que o dique rompeu colocando em risco as mil famílias que moram no local. O acesso à localidade é através da BR-356, estrada federal, que neste trecho funciona como dique de contenção, e está interrompida. As famílias de Três Vendas estão sendo removidas para o Ciep de Travessão. 

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) está enviando equipes a Campos. O órgão federal é responsável pela estrada e, em 2009, realizou obras no dique. "No momento, a água está em um pasto e entrou cerca de 50 metros antes de Três Vendas. A tendência é que a água atinja a comunidade nas próximas horas, mas as famílias já estão sendo retiradas e levadas para abrigos seguros", informa.

Rio Paraíba do Sul 

Devido à cheia do Rio Paraíba que, hoje, está com a cota de 10,94m, 195 famílias foram atingidas pela água e estão distribuídas em nove abrigos montados pela prefeitura. Até o momento, quatro áreas foram atingidas, como Ilha do Cunha, Parque Prazeres, Tira-Gosto e Matadouro. Na enchente de 2009, mais de 40 áreas foram atingidas, deixando mais de 22 mil pessoas desabrigadas em 170 abrigos. Hoje, a situação foi mais controladas porque mais de 3,8 mil famílias foram retiradas de áreas de risco e de alagamento e removidas para as casas do Programa Morar Feliz. Além disso, nos últimos três anos, a prefeitura implantou o Programa Bairro Legal, que está levando obras de drenagem a mais de 10 comunidades.