ASSINE
search button

Público poderá voar no balão da Lei Seca durante ação de conscientização

Atração será aberta à população de 26 de dezembro até 1º de janeiro de 2012 

Compartilhar

Quem passar pela praia de Copacabana, nas proximidades da Avenida Princesa Isabel (sentido Leme) poderá passear de balão e vislumbrar a beleza natural noturna da ‘princesinha do mar’ a 40 metros de altura. A diversão, promovida pela Operação Lei Seca, é mais uma das ações de conscientização organizadas pelo Governo do Estado para chamar a atenção da população sobre a importância de nunca dirigir depois de beber no fim do ano. 

Símbolo do projeto, o balão entrará em funcionamento a partir do dia 26 de dezembro até o dia 1 de janeiro, das 18h à meia-noite. No dia 31/12, o horário será diferente: das 18h às 23h30 e de 0h30 as 3h. Nesta quinta-feira, testes foram realizados no equipamento no Parque de Aeromodelismo, no Aterro do Flamengo, entre a Marina da Glória e o Monumento dos Pracinhas. 

- Estamos fazendo um convite à população para que venha voar no balão da campanha e se sinta, de fato, integrante deste projeto. É época de se comemorar, de se renovar os sonhos para o ano que vem, mas também de refletir e pensar sobre quais são os nossos propósitos para que conquistemos nossos desejos com o pé no chão. E é por isso que participar desta campanha e lembrar da mensagem ‘nunca dirigir  depois de beber’ é fundamental para que a gente continue preservando a vida das pessoas – afirmou o coordenador-geral da Operação Lei Seca, major Marco Andrade.

Na descida e na subida do balão, os visitantes receberão da mão dos agentes da Lei Seca panfletos sobre a campanha. O voo é gratuito e tem duração de 5 minutos. É necessário apresentar o documento de identificação com foto para passear no equipamento.  Preso por cordas ao solo, o balão chegará à altura equivalente a de um prédio de 12 andares (40 metros). Comandando por um piloto credenciado pela Agência Nacional de Aviação (Anac), tem 22 metros de altura e 20 de diâmetro e poderá receber de 2 a 4 pessoas.

Brindes serão entregues aos passageiros do voo de balão. Todos receberão camiseta da campanha. Além disso, a mensagem COLABORE estará presente em toda a orla de Copacabana, Ipanema e Leblon por meio de oito blimps (balões de gás, os mesmos encontrados nas operações da Lei Seca realizadas no período noturno). 

O teste foi acompanhado pelo Secretário de Governo, Wilson Carlos Carvalho nesta quinta-feira (22/12) no Aterro do Flamengo. A pasta é a responsável pela coordenação das operações desde 2009. 

Balão atraiu quem passeava no Aterro do Flamengo

Quem passava pelo Aterro na manhã desta quinta-feira, horário do teste do balão da campanha, ficou curioso: - Estava passando e vi este balão enorme, não pude deixar de perguntar o que era. Quero deixar meu depoimento sobre a campanha. Acho bacana tanto a parte de conscientização como de fiscalização da operação.  Estou gostando muito da idéia do balão. Pretendo curtir com a minha família a diversão – disse a psicóloga de Goiânia, que há apenas um mês reside na cidade do Rio, Naira Mendanha, de 34 anos.

- Este balão vai chamar muito a atenção. Vou divulgar a visita à praia de Copacabana e ao balão, com certeza – acrescentou o namorado de Naira, Dênnys Dorini, 29. 

Equipes revigoradas para o trabalho no Natal e no Réveillon

Entre os dias 24 e 26 de dezembro e na passagem do ano (31 e 1º, incluindo o dia 2 de janeiro) todas as sete equipes da operação Lei Seca, formada por 140 agentes,  estarão nas ruas.  Além disso, as ações de prevenção também serão intensificadas no fim de ano. Vinte e cinco cadeirantes e dez fiscais de apoio vão convocar a população a celebrar o Natal e o Réveillon com mais consciência na Praia de Copacabana e na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas.

- Estaremos presentes de forma mais significativa e impactante do que no do ano passado neste fim de ano. Vamos realizar ações de fiscalização com uma certa mobilidade para que possamos poder estar em mais pontos e vamos intensificar as ações de prevenção também – ressaltou o coordenador-geral da operação, major Marco Andrade. 

A Operação Lei Seca, lançada em 19 de março de 2009, já fiscalizou 641.300 motoristas desde 2009. Somente em 2011, 242.921motoristas foram abordados na ação permanente (dados até 13 de dezembro). Segundo o major, em 2010 o estado do Rio apresentou redução de 1, 64 % no número total de mortes por acidentes de trânsito, sendo que a média nacional teve crescimento de 10%.

No ano passado, a operação foi contemplada com o XVIII Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Geral – Região Sudeste, com o case de sucesso “Nunca dirija depois de beber”. O prêmio faz parte de um programa de segurança no trânsito da montadora, com sede na Suécia, país referência em trânsito seguro. Em maio deste ano, a ação permanente - que já serve de modelo para dez estados brasileiros – também recebeu menção honrosa da Assembléia Legislativa (Alerj).

Operação Lei Seca vai ampliar ações de conscientização em 2012

O Governo do Estado irá intensificar as operações de prevenção, educação e conscientização da Lei Seca no ano de 2012. As ações serão realizadas com mais freqüência em escolas, universidades, empresas, eventos esportivos e culturais e nos bares da cidade. Segundo o coordenador geral da operação, major Marco Andrade, o objetivo é fortalecer o binômio fiscalização e educação para garantir que mais vidas sejam salvas no ano que vem. A expectativa é que as ações de prevenção atinjam cerca de 60 mil pessoas por mês em 2012, aproximadamente 720 mil no ano.

- Como a tendência do Estado e da cidade do Rio é a de ser palco e cenário de grandes eventos esportivos e culturais nossa intenção é aumentar a nossa presença junto à sociedade com ações preventivas.  Fizemos este ano, por exemplo, ações educativas nos grandes eventos como o Rock in Rio, e a Feira da Providência e teremos um forte trabalho em escolas, universidades e empresas – disse.

Ações de fiscalização serão intensificadas no interior

O ano de 2012 também será de novidade no interior fluminense. As operações de fiscalização da Lei Seca, iniciadas este ano nos municípios interioranos de forma esporádica, vão se tornar mais freqüentes.- Nossa atuação nas cidades do Estado acontecia de forma esparsa. Nossa equipe agia apenas em situações fora da normalidade como comemorações municipais ou shows. Planejamos para 2012 intensificar a fiscalização no interior. Já temos a experiência adquirida no início das atividades que começaram este ano. Agora vamos fortalecer o trabalho no interior – afirmou.