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Hotéis cariocas devem ter lotação de 90% entre janeiro e março de 2012

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A temporada carioca promete ser aquecida. Na rota dos turistas nacionais e estrangeiros, a cidade maravilhosa será parada obrigatória e a expectativa da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ) é de alcançar uma média de ocupação na hotelaria em torno de 90% no período de janeiro a março de 2012.

Segundo o secretário Municipal de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello, apesar da crise econômica no hemisfério norte, os europeus e americanos não deixarão de conhecer e aproveitar a alta estação carioca, mas o grande destaque da temporada serão os brasileiros e sul-americanos, mercados que estão aquecidos na virada do ano.

Pesquisa da Riotur aponta quem, na temporada 2012, a cidade deve ultrapassar três milhões de visitantes, contra 2.684 milhões de turistas em 2011. A renda gerada também terá incremento: cerca de US$ 2.233 bilhões neste verão contra 1.976 bilhões de dólares no último verão.

Sondagem realizada pelo Ministério do Turismo em julho de 2011 revelou que, do total de turistas que o Rio deve receber nesse verão, 2.262.750 milhões são nacionais e, 754.250 mil, internacionais. Os números também são superiores a última temporada, quando 2.013.000 brasileiros e 671.000 estrangeiros visitaram a cidade.

No balanço geral do ano (janeiro a dezembro de 2011), a estimativa da Riotur é um incremento de turistas estrangeiros: 1.850 milhão, contra 1.610 em 2010. A marca de turistas nacionais também deve ser superada: 6,5 milhões de visitantes brasileiros, contra seis milhões em 2010.

Com o turismo aquecido, a taxa de ocupação hoteleira de 2011 deve fechar com média anual de 78%, de acordo com números divulgados pela ABIH-RJ. Ainda segundo a associação, a previsão para 2012 é de fechar o ano com média de 85% de quartos ocupados.

O presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, reforça que, além da escolha das cidades como sede para Copa do Mundo e Olimpíadas, a bem sucedida política de Segurança e o calendário reforçado de eventos contribuem para o bom momento da cidade.  “O Rio de Janeiro vive sua década de ouro e o turismo protagoniza o desenvolvimento econômico da cidade”.