ASSINE
search button

Teleférico do Alemão chega à marca de um milhão de pessoas transportadas

Compartilhar

Primeiro sistema de transporte de massa por cabo do Brasil, o teleférico do Complexo do Alemão atingiu neste sábado (17/12) a marca de 1 milhão de passageiros transportados. O anúncio foi feito em visita do governador Sérgio Cabral e do primeiro-ministro francês, François Fillon, e sua comitiva ao transporte público, inaugurado em julho deste ano. Uma placa alusiva ao marco foi descerrada em cerimônia no mirante da estação Palmeiras, a última do teleférico.

Para garantir que mais moradores do Alemão recebam a gratuidade de passagens diárias, uma de ida e outra de volta, não acumulativas, o Governo do Estado começou a realizar o cadastramento também nos fins de semana a partir deste sábado. O cadastro pode ser feito de segunda a sexta das 7h30 às 20h, e sábados e domingos, das 8h às 14h.

- Estamos facilitando o cadastramento, aumentando os horários e diminuindo a burocracia. Vamos fazer um grande trabalho de conscientização das pessoas de que o teleférico é um meio de transporte seguro, rápido, ágil e sem custo. Queremos que mais pessoas se cadastrem e mais moradores se beneficiem – disse o secretário da Casa Civil, Regis Fichtner.

Pesquisa realizada pelo Governo do Estado com 500 moradores a respeito do teleférico identificou que 98% dos que já utilizaram o meio de transporte estão satisfeitos com a sua implantação. Os dados revelam ainda que quase metade deles não utiliza o meio de transporte porque tem dificuldade de realizar o cadastro durante a semana. Dentre os que já usaram e pretendem se cadastrar, 42% disseram que o horário de atendimento e as filas são os maiores impedimentos para a realização do cadastro. Dentre os que nunca utilizaram o teleférico, 43% afirmaram que não o fizeram por achar que o serviço é pago.

A obra do Governo do Estado, feita em parceria com o governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já beneficia em média 10 mil passageiros por dia e tem capacidade para garantir o transporte de 40 mil passageiros diariamente. O Teleférico tem 3,5 quilômetros de extensão e 152 gôndolas, com capacidade para transportar 10 passageiros cada uma, sendo oito sentados e dois em pé. A viagem da estação Bonsucesso, a primeira, à última tem duração de 16 minutos.

- O teleférico já se configura como o transporte de trabalhadores, estudantes e turistas, que têm cada vez mais vindo observar as melhorias no Complexo. Além disso, através de parceria com associações de moradores que receberam e encaminharam os currículos para processos seletivos, boa parte da mão de obra que hoje trabalha no teleférico é composta por moradores locais – ressaltou o diretor do teleférico, Luiz de Souza.