ASSINE
search button

Mais de 13 mil operários do Comperj fazem greve por melhores condições

Compartilhar

Os mais de 13 mil operários do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro decidiram permanecer em greve nesta quinta-feira (8) e só voltar ao trabalho quando as empresas do consórcio TE-AG (Techint e Andrade Gutierrez) readmitirem 23 funcionários demitidos de forma arbitrária no mês passado, conforme antecipou o Informe JB

O consórcio estaria descumprindo um acordo coletivo fixado após o fim da greve de novembro, que determinou a estabilidade dos operários por 90 dias. Para punir o grupo que reivindicou melhores condições de trabalho, no entanto, as empresas demitiram um grupo de operários apenas quatro dias depois do fim da greve, descumprindo acordo judicial. 

Na audiência desta quinta-feira (8), o desembargador Carlos Alberto Araújo Drummond decidiu adiar a decisão de punir ou não  as empresas do consórcio TE-AG (Techint e Andrade Gutierrez). O magistrado alegou que não se julgava competente para resolver o problema e marcou uma nova audiência para a próxima sexta-feira (9).

O deputado federal Edson Santos (PT-RJ), e os deputados estaduais Gilberto Palmares (PT-RJ), Altineu Cortes (PR-RJ) e Janira Rocha (PSOL-RJ) estiveram na manhã desta quinta-feira (8) fazendo uma vistoria nos alojamentos dos operários. De acordo com Janira, há inúmeros agenciadores ilegais vendendo vagas para atuar nas obras do Comperj, em Itaboraí.

O trabalho deveria ser feito através do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

"Empresas terceirizadas agem livremente sem nenhuma fiscalização nas imediações das obras do Comperj e nada é feito. Os agentes fiscalizadores, em tese, são o governo federal e a Petrobras. No entanto, não há fiscalização", apontou a parlamentar fluminense.

Nova assembleia

Uma nova assembleia do Sindicato dos Trabalhadores do Comperj está marcada para a próxima segunda-feira (12) . Caso o impasse permaneça, uma audiência pública deve ser realizada na Assembleia Legislativa do Rio com a presença de membros do sindicato e do consórcio de empresas responsável pela construção do Comperj.