Jornal do Brasil

Quinta-feira, 2 de Outubro de 2014

Rio

Operação na APA Macaé de Cima termina com a apreensão de 226 javalis

Jornal do Brasil

Terminou hoje (06/12) a segunda fase da Operação Obelix, realizada pela Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro, para apreender um total de 316 javalis que vinham sendo mantidos em criadouro ilegal na Área de Proteção Ambiental de Macaé de Cima, em Nova Friburgo, na Região Serrana. Hoje, 226 animais foram recolhidos.

A primeira fase da operação, coordenada pessoalmente pelo secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, aconteceu em 29 de novembro último, quando foram apreendidos 90 javalis. Hoje, o chefe da Cicca (Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais; órgão da SEA), José Maurício Padrone, voltou ao local para acompanhar a apreensão final dos 226 javalis restantes, em operação que contou com o apoio de equipes do Batalhão Florestal, do Bope, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária e do Ibama. Hoje, 226 animais foram recolhidos.

O criadouro ilegal Yacan Alto-Agronegócio Ltda. – situado ao lado do Parque Estadual dos Três Picos – trazia sérios riscos ambientais para o ecossistema da região, fazendo-se assim necessária a intervenção do Governo do Estado. O criadouro não possuía a licença ambiental do Ibama, configurando assim a prática de crime ambiental.

Segundo Padrone, a situação era inadmissível. “Qualquer atividade que gere um impacto ambiental deve ser precedida de licença ambiental, e não se começar uma atividade e depois tentar conseguir a licença.”

Os javalis foram encaminhados, em caminhões para abatedouro licenciado pelo Ibama no interior de São Paulo. Suas carnes serão embaladas a vácuo, segundo critérios rigorosos da Vigilância Sanitária, e enviadas para consumo em restaurantes populares no Estado do Rio de Janeiro.

Pesquisadores do Museu Nacional solicitaram a estrutura óssea cefálica dos animais para pesquisas sobre a ancestralidade dos javalis no Brasil, deixando inclusive amostras da estrutura óssea na coleção do Museu.

Tags: animais, cativeiro, javali, macaé de cima, MEIO AMBIENTE, natureza, Rio de Janeiro, sea

Compartilhe:

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.