ASSINE
search button

CEG é multada em R$ 2,2 milhões por explosão de bueiro em Copacabana

Acidente ocorrido em junho do ano passado deixou casal de turistas gravemente ferido

Compartilhar

O Conselho Diretor da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) multou a Companhia Distribuidora de Gás do Rio de Janeiro (CEG) em aproximadamente R$ 2,2 milhões pela explosão de um bueiro da Light em Copacabana, Zona Sul do Rio, que deixou um casal de turistas americanos gravemente ferido. O processo regulatório foi julgado no início da tarde desta quarta-feira (30/11), na 12ª sessão regulatória da agência. A multa aplicada corresponde ao valor máximo previsto no contrato de concessão. A concessionária tem cinco dias para recorrer da decisão.

A explosão ocorreu por volta das 10h30 do dia 29 de junho do ano passado, em uma câmara subterrânea da Light na Rua República do Peru, esquina com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Iniciado por um curto circuito nas fiações da Light, o acidente foi agravado pela presença de gás natural em quantidade explosiva. Com a explosão, a tampa do bueiro, de 350 quilos, voou, e as labaredas feriram gravemente o casal de turistas americanos que passava a pé pelo local. A CEG foi considera culpada porque após 24 horas e até 72 horas após o acidente foi detectada presença de gás em nível explosivo no local, segundo informação do laudo do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).

O Conselho Diretor da Agenersa também julgou processos regulatórios referentes às concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba. Todos os relatórios dos processos da 12ª Sessão Regulatória estão disponíveis no site da Agenersa. A próxima sessão será realizada dia 20 de dezembro, às 10h, no auditório da Agência – Avenida 13 de maio, 23/23º andar, Centro do Rio.