ASSINE
search button

Profissionais de saúde da Rocinha são capacitados para diagnóstico de câncer

Compartilhar

Além da polícia pacificadora, a Rocinha recebe também a capacitação de profissionais da área de saúde para combate ao câncer. A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com dois institutos da mesma área iniciaram um projeto de capacitação de profissionais para a suspeição do câncer infantojuvenil. Os profissionais que atuam na comunidade, agora fora do domínio do tráfico, estão sendo treinados para identificar os primeiros sintomas da doença. 

Até junho de 2012,  todos os 322 profissionais de saúde da família da maior favela da Zona Sul carioca serão capacitados por meio do projeto “Unidos pela Cura chega à Estratégia Saúde da Família – segunda etapa”, do Instituto Desiderata. Com turmas formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares, agentes comunitários de saúde, dentistas e técnicos em higiene dental,  as capacitações acontecerão no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare Delamari, com carga horária de 24 horas distribuídas em três dias de curso. 

O projeto foi aprovado no edital 2011 do Programa Diagnóstico Precoce do Instituto Ronald McDonald, que visa capacitar os profissionais da atenção básica, com foco na Estratégia Saúde da Família (ESF) para a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes. Com isso, reduz-se o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializado, favorecendo o aumento da probabilidade de cura. O câncer pediátrico se destaca como sendo a primeira causa de óbito, por doença, na faixa etária de 5 a 19 anos.