ASSINE
search button

Volume de vazamento no RJ foi entre 2.700 a 3 mil barris, diz ANP

Compartilhar

O presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, afirmou nesta segunda-feira que o vazamento de petróleo provocado pela empresa Chevron, na Bacia de Campos,  é estimado entre 2.700 a 3 mil barris. A agência calculou vazamento médio diário de 330 barris. 

De acordo com Haroldo Lima, a Chevron pode ser notificada ainda nesta segunda-feira. "Tudo indica que ainda hoje vamos apresentar a primeira autuação ou três autuações à empresa", disse.

A ANP já estipulou três multas a serem aplicadas à empresa, incluindo falhas de falta de equipamento para operação do plano de abandono do poço aprovada pela agência e falta de repasse de informações às autoridades governamentais.

Haroldo destacou que o valor total da multa será de "alguns milhões e pouco". "A multa máxima de R$ 50 milhões é pequena", acrescentou.

De acordo com o presidente na ANP, dos 28 pontos de vazamento originais, apenas um continua com vazamento residual. Outros nove pontos apresentam apenas gotejamento, não considerado mais como vazamento. No entanto, Haroldo Lima reforçou que, do ponto de vista na ANP, controlado é só quando não tem mais nenhuma gota.

Veja recentes imagens do vazamento de óleo: