Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Rio

ANP afirma que vazamento em poço da Chevron continua

Jornal do Brasil

RIO - A Agência Nacional de Petróleo (ANP) informou neste domingo que o vazamento de petróleo no poço da petroleira americana Chevron, na Bacia de Campos, ainda não cessou. A mancha de óleo continua se afastando da costa.

A petroleira já assumiu a responsabilidade pelo acidente e declarou que o vazamento foi provocado por um erro de cálculo. 

Em nota enviada à imprensa neste domingo, a ANP afirmou que "com base na análise de hoje dos filmes do ROV do dia 19/11 e informações do comandante da Marinha embarcado no Skandi Salvador, que monitorou 400m de fissura hoje pela manhã, pode-se afirmar que a vazamento ainda não cessou em alguns pontos. A mancha de óleo continua se afastando da costa".

De acordo com a nota na ANP  "técnicos da agência estiveram no sábado (19) na Chevron, para verificar aspectos relacionados ao reservatório e cumprimento do Programa de Perfuração de Poços". 

Técnicos da ANP embarcaram neste domingo na plataforma para coletar mais dados sobre o acidente. Eles estiveram no sábado na Chevron para inspecionar o reservatório e o cumprimento do Programa de Perfuração de Poços pela empresa americana. As cinco etapas de cimentação do poço devem ser concluídas pela Chevron na semana que vem. 

>> Vazamento de petróleo: deputado pedirá convocação da ANP e Chevron

>> PF: funcionários da Chevron serão convocados para esclarecer limpeza

De acordo com a Marinha, o mau tempo em Macaé neste domingo impediu o sobrevoo no local do acidente. O Campo de Frade, onde ocorreu o vazamento, fica a 370 quilômetros a nordeste do Rio de Janeiro, na Bacia de Campos. Um novo sobrevoo deve ser realizado entre amanhã e terça-feira.

O vazamento na Bacia de Campos já dura 13 dias.

Veja imagens do vazamento:

Tags: AMBIENTE, bacia, Campos, chevron, Tragédia, vazamento

Compartilhe:

Tweet

Comentários

3 comentários
  • Kauê Novaes,

    Já ta mais do que na hora de revermos essa questão de petróleo, uma substancia poluidora que não deveria de forma alguma estar sendo extraida lá do fundo, onde está por algum motivo, que eu imagino ser o de poluir. Mtos dos seus derivados podem ser feitos a partir de biomassa, que eh mto mais ambientalmente correto, sem falar que grande parte do CO2 emitido pela biomassa seria retornado através de um ciclo de respiração. Uma das plantas com maior potencial de substituir o petroleo seria o canhamo, a sua aplicação vai desde os tecidos, papel, medicamentos, cosmética e alimentação. Por exemplo, um hectare de cânhamo produz 4 vezes mais que a mesma área de eucaliptal, imaginem a diferença no ambiente, sabendo que esta planta é ambientalmente benéfica, não requer pesticidas, as suas raízes limpam os solos, não necessita de muita irrigação, as suas sementes deixam os solos ricos em depósitos de nitrogénio, fazendo crescer a produção das colheitas rotativas tais como as de soja e milho. Na produção de plásticos e polímeros, onde se incluem fibras artificiais para a industria textil. No biodisel, o cânhamo já foi utilizado em 1938 para produzir etanol utilizado por Hery Ford no seu modelo T. Essa planta capaz de produzir tantos produtos que o petroleo hoje produz, ainda eh proibida.
    O petroleo causador de tanta poluição, guerra, e ainda é a principal fonte de renda de muitos países. O canhamo já foi a princiupal fonte de renda, e foi proibido. Pq será? Uma planta que traria todos esses produtos derivados do petroleo, e ainda traria mais beneficios para nos, mais trabalho, sem agredir o meio ambiente, seria uma nova fonte de renda, nao poluidora como o petroleo eh, e com um custo extremamente mais baixo. É certo que a grandes interesses para que isso não ocorra. Mas acredito que num futuro proximo reconhecerão esse erro, e espero que não seja tarde demais.

  • MARILINDA ARAUJO, teresina

    NÃO INTERESSA SE A CHEVRON ASSUMIU OU NÃO. ELA TINHA MESMO QUE ASSUMIR O ERRO. VAI FURAR O PRE SAL, OLHA SÓ NO QUE DÁ. AGORA RESTA AO GOVERNO BRASILEIRO, MANDAR A CHEVRON IR EMBORA, SE O GOVERNO NÃO MANDAR O POVO BRASILEIRO, SE JUNTA E MANDA, POIS NÓS TAMBÉM SOMOS CAPAZES DE SE MOBILIZAR. A FORÇA VEM DO POVO. NÓS SABEMOS O QUE É BOM PRO NOSSO PAÍS. TEM OUTRA COISA IMPORTANTE, ESSE TAPETE DE AMERICANO, ESSE TAL DE ROGER NORIEGA ESTÁ ARTICULANDO A INVASÃO DO BRASIL PELOS ESTADOS UNIDOS. COMO TODO MOLEQUE, ELE COMEÇA FAZENDO ACUSAÇÕES FALSAS, DEPOIS VEM A RETALIAÇÃO. NO IRAQUE ELES FORNECERAM ARMAS BIOLÓGICAS PRO SADAM, DEPOIS ACUSARAM, INVADIRAM E MATARAM O DITADOR, COMO SE ELES FOSSEM MELHORES DO QUE ELE. AINDA TIVERAM A CARA DE PAU DE FICAR COM ELE PRESO E DIZER QUE ENCONTRARAM SADAM NUM BURACO. SADAM RUSSEIN JAMAIS SE ESCONDERIA NUM BURACO. UM HOMEM COMO SADAM RUSSEIN JAMAIS. AORAM MATARAM O KADAFFI JUNTAMENTE COM MILHARES DE LÍBIOS. DIZIMARAM POPULAÇÕES INTEIRAS, PARA PODER APROVEITAR DE GRAÇA O PETROLEO BRUTO MAIS PURO DO PLANETA TERRA. JÁ ESTÃO PARTINDO PRA ÁFRICA, PRA ACABAR DE DESPOVOAR, POIS O DEPOVOAMENTO COMEÇOU A MUITO TEMPO ATRÁS, FOMENTANDO AS GUERRILHAS, VENDENDO ARMAS E TUDO MAIS. A AFRICA TEM RIQUEZAS MINERAIS IMENSAS NO SUBSOLO. ELES JÁ ESTÃO LÁ, DIZENDO QUE VÃO PROTEGER A DEMOCRACIA. É MUITA CARA DE PAU. VÃO JÁ CHEGAR NO BRASIL, PRIMEIRO MANDARAM AS ONGS, ESTÃO NO BRASIL TODO, PREPARANDO O TERRENO. JÁ ESTÃO ROUBANDO A AGUA DOCE DOS RIOS E LEVANDO PRO EXTERIOR. VAMOS PREPARAR O EXERCITO, POIS EM BREVE VAMOS PRECISAR. PORQUE ELES NÃO DIZEM A ISRAEL PRA USAR A DEMOCRACIA EM RELAÇÃO A PALESTINA? OS EUA E ISRAEL DEVEM SER JULGADOS NO TRIBUNAL DE HAIA, POIS OS DOIS EM CONLUIO ESTÃO DIZIMANDO A POPULAÇÃO PALESTINA.

  • Norberto Ferrari, Niterói

    Se houve erro de cálculo, que é admitido pela própria Chevron, então a irresponsabilidade é bem mais grave da que se pode imaginar. Quando se trata de uma atividade de alto risco, o cálculo deve ser exaustivamente analisado e revisado pelas diferentes partes intervenientes.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.