ASSINE
search button

Gincana contra a Dengue mobiliza moradores de comunidades pacificadas

Lançamento das ações, na Cidade de Deus, mobilizou cerca de 300 pessoas

Compartilhar

O Governo do Estado lançou, neste sábado (19/11), na Cidade de Deus, a I Gincana 10 Minutos Contra a Dengue, que tem por objetivo mobilizar a população em ações de combate à doença. Cerca de 300 moradores da comunidade pacificada de Jacarepaguá participaram das atividades. Além da Cidade de Deus, a gincana aconteceu simultaneamente nas UPPs do Andaraí, na Tijuca; Chapéu Mangueira/Babilônia, no Leme; e Escondidinho/Prazeres, em Santa Teresa. 

Durante o lançamento da ação na Cidade de Deus, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, anunciou que, a partir de janeiro de 2012, as comunidades pacificadas pelo Governo do Estado que concluírem as tarefas da gincana receberão ecopontos (pontos de coleta de materiais recicláveis). O objetivo, segundo Minc, é estimular a população a separar o lixo que pode ser reciclado. 

"Nessas instalações, as cooperativas de catadores da própria comunidade farão a separação desses resíduos para, posteriormente, ser comercializado. A renda obtida com a venda dos recicláveis será revertida para a própria comunidade. É o lixo gerando emprego e renda para as pessoas", afirmou o secretário. 

União dos moradores para realizar tarefas

Em quatro sábados consecutivos, a gincana será realizada em todas as comunidades já pacificadas pelo Governo do Estado. O encerramento será em 17 de dezembro na comunidade vencedora da gincana, com show da equipe Furacão 2000. 

A gincana prevê a realização de dez tarefas focadas na prevenção da dengue e no combate ao mosquito transmissor da doença. Para realizá-las, os moradores precisarão unir esforços. As ações são: gravação de vídeo; grito de alerta contra a dengue; composição de um jingle; confecção da bandeira da campanha; apresentação de esquete teatral; decoração e pintura nas comunidades; mobilização dos moradores; recolhimento de material reciclável; diagnóstico do território contra a dengue; e criação da brigada contra dengue. 

Cada tarefa terá uma pontuação, e será considerada vencedora a comunidade que conseguir concluir todas as tarefas, levando-se em consideração quesitos como mobilização das pessoas, participação, iniciativa e criatividade. 

O destaque da gincana é a brigada contra a dengue. Formada por moradores, a brigada terá a função de implantar um plano de ação contínua para prevenção e controle da dengue na comunidade. 

"O plano de ação incluirá o diagnóstico de possíveis criadouros do mosquito da dengue, programas de educação ambiental, entre outros. Mensalmente, a brigada irá se reunir com as equipes de governo envolvidas na campanha para acompanhamento do andamento do plano de ação. A gincana vai passar, mas a brigada será permanente na comunidade. É fundamental esse trabalho de prevenção que exigirá a união de todos no combate à dengue", disse Minc.

 O superintendente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, Alexandre Chieppe, destacou que o Governo do Estado vem intensificando a mobilização de toda a sociedade em ações de combate ao mosquito transmissor da doença e que uma das iniciativas é a campanha 10 Minutos Contra a Dengue. 

"Essa campanha, inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, foi capaz de interromper a epidemia que o país enfrentava, entre 2004 e 2005", afirmou ele. Moradora da comunidade de Cidade de Deus, a dona de casa Luciana de Azevedo Pinheiro, 31 anos, elogiou a realização da gincana e destacou que as atividades de educação ambiental são fundamentais por despertarem nas crianças, principalmente, a importância da prevenção à dengue. 

"As crianças da comunidade já demonstram a preocupação de cobrar dos pais os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito da dengue. Isso mostra como esse tipo de trabalho vale a pena", disse ela, que é mãe de dois filhos. 

A gincana é uma iniciativa do Governo do Estado, através das secretarias de Estado de Governo, do Ambiente, de Saúde, de Ação Social e Direitos Humanos, de Cultura e de Segurança, além da Funasa. As secretarias municipais de Saúde, de Meio Ambiente, a Comlurb, o Instituto Pereira Passos (IPP), a Federação das Favelas do Rio de Janeiro (Faferj) e a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (Febracom) são parceiros da campanha. 

No próximo sábado (26/11), a gincana será realizada nas UPPs do Batam; Borel; Coroa/Fallet/Fogueteiro; Santa Marta; e Formiga. No sábado (3/12), será a vez das comunidades pacificadas do Salgueiro; São Carlos; Pavão-Pavãozinho/Cantagalo; e Turano. No sábado (10/12), a gincana será promovida nas UPPs dos Macacos; Matriz/Quieto/São João; Providência; e Tabajara e Cabritos.