Jornal do Brasil

Quinta-feira, 11 de Abril de 2013

Rio

Caso Chevron: perda de royalties pode colocar estado em risco, diz Cabral

Jornal do Brasil

O governador Sérgio Cabral disse hoje que está preocupado com os danos ambientais que o vazamento de óleo no campo de Frade, na Bacia de Campos, pode causar à costa fluminense e ressaltou a importância dos recursos dos royalties para se lidar com esse tipo de problema.

"O governo do Estado vive um momento de tensão. Esse acidente é uma prova de que os estados produtores devem receber uma parte maior dos royalties. Estamos preocupados com os danos ambientais que podem ser causados por empresas e se o estado não tiver os recursos dos royalties para previnir esse tipo de acidente ", afirmou.

Imagem de satélite mostra vazamento de óleo
Imagem de satélite mostra vazamento de óleo

Cabral fez o comentário durante a cerimônia de inauguração da fábrica da Nestlé em Três Rios. Ele ressaltou, no entanto, que o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, já estão avaliando a situação e cobrando as providências necessárias.

Pela manhã, integrantes do Greenpeace protestaram na porta da Chevron, no Centro do Rio, e derramaram um líquido preto em frente ao prédio. Ao menos essa mancha foi limpa com agilidade, conformo atestou a reportagem do JB.

>> Chevron demonstra eficiência para limpar mancha de óleo... na calçada

Tags: AMBIENTE, bacia, Campos, chevron, Tragédia, vazamento

Compartilhe:

Tweet

Comentários

4 comentários
  • humana_brasileira, rio grande

    dessa forma é muito facil lidar com a problematica do derramamento de petroleo... precisamos dos royalties(!!!) ráaaa, mas precisamos deles para "limpar" o dano ambiental IRREPARAVEL causado pela ganancia e ambiçao de quem insiste no uso de combustiveis fosseis em detrimento de alternativas EXISTENTES nao destruidoras. quero ver a cara do Braisl e da "cidade maravilhosa" ano quem vem ao sediar a Rio+20 (conferencia das naçoes unidas sobre desenvolvimento sustentavel) tendo adotado esse tipo de politica... infeliz brasil

  • Lívia Marcele Ribeiro, Macaé

    Se os royalties forem fiscalizados e realmente utilizados tem que ficar onde estão.

  • Claudio, RJ

    Que desculpinha ridicula hein ... Quem tem que pagar por isso é a empresa estrangeira e não nós! Como pode uma autoridade falar uma imbecilidade tão grande? O que a ganância não faz ... Não querem perder os royalties pq é ele q sustenta um bando de vagabundo pendurado nas prefeituras e governo do estado. Façam um levantamento na quantidade de cabide de emprego só em Macaé!

  • Fabio HS,

    E as empresas, CHEVRON, não pagam pelo dano ambiental, social, econômico? O dano será pago com o dinheiro público, os royalties? Tem que responsabilizar as empresas.

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.