Caso Chevron: perda de royalties pode colocar estado em risco, diz Cabral
O governador Sérgio Cabral disse hoje que está preocupado com os danos ambientais que o vazamento de óleo no campo de Frade, na Bacia de Campos, pode causar à costa fluminense e ressaltou a importância dos recursos dos royalties para se lidar com esse tipo de problema.
"O governo do Estado vive um momento de tensão. Esse acidente é uma prova de que os estados produtores devem receber uma parte maior dos royalties. Estamos preocupados com os danos ambientais que podem ser causados por empresas e se o estado não tiver os recursos dos royalties para previnir esse tipo de acidente ", afirmou.

Cabral fez o comentário durante a cerimônia de inauguração da fábrica da Nestlé em Três Rios. Ele ressaltou, no entanto, que o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do Inea, Marilene Ramos, já estão avaliando a situação e cobrando as providências necessárias.
Pela manhã, integrantes do Greenpeace protestaram na porta da Chevron, no Centro do Rio, e derramaram um líquido preto em frente ao prédio. Ao menos essa mancha foi limpa com agilidade, conformo atestou a reportagem do JB.
>> Chevron demonstra eficiência para limpar mancha de óleo... na calçada
