ASSINE
search button

Paixão pelo samba chama a atenção no comandante da UPP da Mangueira

Compartilhar

Escolhido para comandar a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Mangueira, o capitão Leonardo Nogueira irá assegurar o sucesso de sua missão de paz com a ajuda de 403 policiais. Mas o capitão, que foi comandante da UPP do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, pretende ir além. O policial também irá ajudar no processo de inclusão sociocultural dos moradores das comunidades da Mangueira. Para isso, Nogueira usará sua formação em percussão pela Escola de Música Villa-Lobos para implantar projetos para a população.

- A escolha do capitão Nogueira para comandar a UPP da Mangueira foi natural. Além do complexo e do comandante terem a música em comum, a polícia de proximidade implica em identificar oportunidade de convergência. Isso aconteceu quando cruzamos o perfil do capitão com o da comunidade. Agora, vamos resgatar os direitos da população da região e ajudar a resolver não somente questões como saneamento e assentameto, mas também questões culturais - afirmou o coordenador de Polícia Pacificadora, coronel Rogério Seabra.

Assim que recebeu sua nova missão, a de levar para a comunidade da Zona Norte sua experiência bem sucedida no Pavão-Pavãozinho, o capital fez questão de conhecer as vielas e alguns moradores da Mangueira. Apaixonado por música, o percussionista logo se identificou com seu novo local de trabalho, um dos berços do samba e da boemia carioca, onde planeja aprender e dividir seus conhecimentos. O policial pretende oferecer aos jovens cursos de violão, percussão, teclado e bateria do projeto que criou em Ipanema, o Soul da Paz.

- Vamos fazer um trabalho cultural na comunidade, embora a Mangueira já realize uma ação muito boa nesse sentido. Iremos nos aproximar das pessoas que promovam esses projetos. Os nossos cursos de música, assim como as ações esportivas do projeto Rio 2016, da Secretaria de Esporte e Lazer, começarão pelo Tuiuti. O que temos que fazer primeiro é a segurança para que os moradores tenham seus direitos assegurados - afirmou o comandante.

Casado e pai de um menino, Leonardo Nogueira, que também é formado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), entrou na PM há dez anos. Aos 32 anos, o capitão acumula importantes missões em seu currículo: foi comandante do 35º BPM, em Itaboraí; chefe da Inteligência do 35º batalhão; professor da Academia de Polícia Militar D.João VI; e comandante do 35º BPM, em Tanguá. O comandante também já recebeu diversos prêmios, entre eles a Medalha Cinquentenário das Forças de Paz do Brasil, pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz das Nações Unidas. 

- Trabalhei na Unidade de Polícia Pacificadora desde dezembro de 2009, e aprendi muito. Quero aprimorar o meu trabalho com os moradores da Mangueira, que nos receberam com sorrisos nos rostos. A receptividade tem sido ótima, estão todos felizes com a chegada da UPP - contou o capitão Leonardo Nogueira.