ASSINE
search button

Coletivo RJ – Memória, Verdade e Justiça convoca para ato público na Cinelândia

Compartilhar

O Coletivo RJ – Memória, Verdade e Justiça realiza no próximo dia 3 de novembro, às 17h, um ato público. O objetivo é reivindicar maior participação da sociedade civil no processo de criação da Comissão Nacional da Verdade e em seu funcionamento. A concentração está marcada para as 16h30 nas escadarias da Câmara dos Vereadores.

Formado por pessoas e organizações da sociedade civil, o grupo busca consolidar um espaço público de discussões sobre os temas relacionados ao direito à memória, à verdade e à justiça, no que se refere às violações de direitos humanos perpetradas durante a ditadura civil-militar de 1964 a 1988.

O Instituto de Estudos da Religião (Iser) faz parte do Coletivo RJ desde a sua criação em Julho de 2011 que é formado por instituições e pessoas que, dentro do movimento estão horizontalmente organizadas. Dentre as quais podemos citar, organizações: OAB-RJ, ABI, CDDH, CEJIL, Fórum de Reparação e Memória.

Comissão da Verdade

Na última terça-feira, foi aprovada no senado a criação da Comissão de Verdade que será responsável por apurar violações de Direitos Humanos cometidas em nome do Estado, de 1946 a 1988. O projeto aguarda sanção da presidenta Dilma Roussef.