ASSINE
search button

Ato público na Alerj reúne estudantes em apoio a Marcelo Freixo

Deputado vai deixar o país por conta de ameaças de morte feitas por milicianos

Compartilhar

Perto de 200 pessoas reuniram-se, nesta terça-feira, nas escadarias da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em solidariedade ao deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que, ainda hoje,  deixará o Brasil a convite da Anistia Internacional, após receber uma série de ameaças de morte. Segundo o parlamentar a viagem ao exterior não se trata de um exílio, mas de “um tempo para que o esquema de segurança seja ajustado”.

Nominado pelos entusiastas do encontro como “Grande ato NAS RUAS em defesa do deputado MARCELO FREIXO e do NOSSO BRASIL!”, o evento começou na internet, através das redes sociais, e foi organizado a partir do anúncio da viagem do deputado.

>> Anistia Internacional cobra ações do governo contra milícias e elogia Freixo

>> Ameaçado de morte, deputado Marcelo Freixo deixará o país nesta terça-feira

>> Marcelo Freixo ironiza investigação de ameaças de morte feitas pela Segurança

“Não podíamos apenas ficar atrás do computador. O Freixo sempre colocou a cara a tapa, e por conta disso sofre constantes ameaças de morte. Cabe a nós chamar  atenção para isso, e isso tem de ser feito nas ruas ”, disse o fotógrafo Victor Coutinho, um dos organizadores do ato público. “Esse ato não é pela pessoa do deputado, mas serve para destacar que um político brasileiro é ameaçado de morte nas barbas do Estado, que nada faz. Isso é o combustível para estarmos aqui”.

Uma roda foi formada e, no centro dela, alguns dos presentes ao ato expuseram sua opinião sobre o caso Freixo.  Os manifestantes levaram cartazes com dizeres como "Freixo vivo" e " Mais uma voz não pode ser calada". Alguns dos escreveram  com giz no chão, em frente ao Palácio Tiradentes os dizeres "Freixo vivo! Ainda há exilados".

Ficou determinado também que, no próximo domingo (6/11), às 11h, na Praia de Copacabana, altura do Copacabana Palace, uma nova manifestação em apoio ao deputado será realizada.

Marcelo Freixo presidiu a CPI das Milícias, em 2008, na Alerj. Desde então, mais de 200 pessoas, entre policiais e políticos, já foram indiciadas.