ASSINE
search button

Ambiente inicia campanha para fazer do macaco muriqui mascote do Rio 2016

Lançamento oficial será feito amanhã, às 10h30, no Parque Lage

Compartilhar

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do  Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, fazem nesta  quarta-feira (26/10), às 10h30, no Parque Lage, o lançamento oficial  da campanha em prol do macaco muriqui como mascote das Olimpíadas de  2016. Ameaçado de extinção, o muriqui é solidário e atua  harmoniosamente em equipe, o que reforça sua identificação com o ideal  olímpico. 

A solenidade terá a presença do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, e de personalidades que aderiram à campanha, que conta com o apoio da EBX. Atores como Camila Pitanga,  Marcos Pasquim, Sérgio Marone, o compositor Chico Buarque e o chef  francês Claude Troigros são alguns dos apoiadores. O compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, também aderiu e cedeu até os   direitos autorais da música “Aquele abraço” em favor da campanha. 

- A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas - comentou Maqrilene Ramos.

O muriqui - palavra que, em tupi-guarani, significa “povo manso da floresta” –  atualmente conta com cerca de 1,3 mil exemplares, que podem ser encontrados principalmente na Região Serrana do Estado do Rio.  

Maior primata das Américas, o muriqui pode atingir 1,5 metro e 15 quilos. De grande importância ecológica como dispersor de sementes, já  foi escolhido como símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica  (RBMA) da Unesco, e do Parque Estadual do Desengano, o primeiro do  estado, criado em 1970. 

Para mais informações sobre o muriqui, os interessados podem acessar o  site da campanha, no endereço www.muriqui2016.com.br.

Serviço:

Quando: Quarta-feira (26/10), às 10h30 

Onde: Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro)