Jornal do Brasil

Sexta-feira, 25 de Maio de 2018 Fundado em 1891

Rio

Ambiente inicia campanha para fazer do macaco muriqui mascote do Rio 2016

Lançamento oficial será feito amanhã, às 10h30, no Parque Lage

Jornal do Brasil  

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e a presidente do  Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, fazem nesta  quarta-feira (26/10), às 10h30, no Parque Lage, o lançamento oficial  da campanha em prol do macaco muriqui como mascote das Olimpíadas de  2016. Ameaçado de extinção, o muriqui é solidário e atua  harmoniosamente em equipe, o que reforça sua identificação com o ideal  olímpico. 

A solenidade terá a presença do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, e de personalidades que aderiram à campanha, que conta com o apoio da EBX. Atores como Camila Pitanga,  Marcos Pasquim, Sérgio Marone, o compositor Chico Buarque e o chef  francês Claude Troigros são alguns dos apoiadores. O compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, também aderiu e cedeu até os   direitos autorais da música “Aquele abraço” em favor da campanha. 

- A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas - comentou Maqrilene Ramos.

O muriqui - palavra que, em tupi-guarani, significa “povo manso da floresta” –  atualmente conta com cerca de 1,3 mil exemplares, que podem ser encontrados principalmente na Região Serrana do Estado do Rio.  

Maior primata das Américas, o muriqui pode atingir 1,5 metro e 15 quilos. De grande importância ecológica como dispersor de sementes, já  foi escolhido como símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica  (RBMA) da Unesco, e do Parque Estadual do Desengano, o primeiro do  estado, criado em 1970. 

Para mais informações sobre o muriqui, os interessados podem acessar o  site da campanha, no endereço www.muriqui2016.com.br.

Serviço:

Quando: Quarta-feira (26/10), às 10h30 

Onde: Parque Lage (Rua Jardim Botânico, 414 – Rio de Janeiro)



Tags: 2016, Rio de Janeiro, evento esportivo, mascote, muriqui, olimpíada, secretario estadual do ambiente

Compartilhe: