ASSINE
search button

Operação de combate ao crack retira 64 pessoas das ruas do Centro

Compartilhar

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 30, uma nova operação para retirada de população em situação de rua e de combate ao crack, na região do Centro.  No total, foram realizados 64 acolhimentos - 49 adultos e 15 menores.  

A ação contou com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) e Delegacia da Criança e Adolescente Vítima (DCAV).  

O trabalho envolveu mais de 30 policiais, 10 guardas municipais e 30 funcionários da SMAS, dentre psicólogos, educadores e assistentes sociais. 

As equipes percorreram o entorno da Central do Brasil, Terminal Rodoviário Américo Fontenele, Largo de São Francisco e Campo de Santana, além de ruas dos bairros Gamboa e Saúde.  

A polícia também encontrou facas, cachimbos para o consumo do crack, thinner e maconha. Após o processo de identificação na polícia, todos os acolhidos serão encaminhados para as unidades de abrigamento da Rede de Proteção Especial do município. Os adultos irão para o abrigo de Paciência e as crianças e os adolescentes para a Central de Recepção Carioca, no Centro. Aqueles menores que forem identificados com alto grau de comprometimento com a dependência química serão conduzidos para tratamento em uma das quatro unidades de abrigamento compulsório.

Desde o dia 31 de março, a SMAS já realizou 1.843 acolhimentos (1.511 adultos e 332 crianças e adolescentes)