ASSINE
search button

Rio inicia construção de túnel que integra projeto de revitalização da zona portuária

Compartilhar

Rio de Janeiro - A construção do primeiro dos três túneis previstos no Projeto Porto Maravilha, na região portuária da capital fluminense, teve início hoje (20). O prefeito Eduardo Paes acionou a máquina que perfurará o Morro da Saúde e dará espaço ao Túnel da Saúde. Com 70 metros de extensão, a via terá três pistas em cada sentido, paralela à Avenida Rodrigues Alves.

Durante o início da obra, nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes assegurou que os transtornos para o motorista serão pequenos diante dos benefícios ao transporte na região. "Tentamos minimizar os problemas no trânsito, mas claro que vai haver. Peço para que a população entenda que os transtornos são em prol de soluções definitivas, não de maquiagem", declarou.

Paes também explicou que todas as melhorias urbanísticas na zona portuária já facilitam a vida do carioca, mas que o impacto da revitalização do bairro será sentido daqui a 10 anos. "Estamos trabalhando com prazo recorde. Porto Madero, em Buenos Aires, na Argentina, demorou 15 anos para se firmar e ainda está em implantação, sendo que a área lá é um décimo do projeto do Rio" afirmou.

O Túnel da Saúde integra o complexo chamado Binário do Porto, do qual também faz parte o Túnel Binário, de 1,1 quilômetro de extensão, previsto para ser aberto outubro. A outra obra é o Túnel da Via Expressa, o último, que deve ser construído a partir de novembro deste ano. Juntos, devem absorver o tráfego do Elevado da Perimetral, que será parcialmente demolido em 2013. 

Orçado em mais de R$ 8 bilhões, o Projeto Porto Maravilha faz parte de uma parceria público-privada e é financiado pela venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs). O projeto incluiu ainda a reurbanização de vias públicas, calçadas, museus, instalação de rede de água e esgoto, além do plantio de árvores, ciclovias e serviços de limpeza, por exemplo.