ASSINE
search button

Passeata de deficientes chama atenção para a falta de acessibilidade

Compartilhar

Em comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, centenas de deficientes e familiares fizeram uma passeata na manhã desta quarta-feira (21), da Igreja da Candelária até a Cinelândia. Os manifestantes aproveitaram a ocasião para chamar atenção para a falta de acessibilidade na cidade.

"Normalmente fazemos a manifestação em Copacabana, mas neste ano escolhemos o Centro do Rio para mostrar que, apesar de ser o centro comercial da cidade, não tem acessibilidade nenhuma", destacou Nena Gonzalez, diretora do Instituto Novo Ser, que organiza a passeata junto com a Associação Movimento Superação.

Juliana Remorini, integrantes do Movimento Superação, salientou que ainda falta muita iniciativa de inclusão de pessoa com deficiência nas escolas, no mercado de trabalho e nos meios de transporte.

"As pessoas acham que acessibilidade trata-se só de colocar rampa e elevador", destaca. "Mas não é só isso. O que chamamos de acessibilidade plena é dar condições para que os deficientes possam exercer sua cidadania como um todo, com acesso à escola, mercado de trabalho, etc."

A manifestação está em seu quinto ano, mas nesta edição, a ideia foi de levantar estas questões com o objetivo de mobilizar a sociedade para que as pessoas se aproximem desse universo.