ASSINE
search button

Metrô apoia Dia Mundial Sem Carro

Compartilhar

No Dia Mundial Sem Carro, a concessionária Metrô Rio vai promover algumas ações para incentivar a população a deixar o carro na garagem. Nesta quinta-feira, em todas as 35 estações das Linhas 1 e 2, cartazes estarão afixados e avisos sonoros serão emitidos para explicar os benefícios da escolha do transporte coletivo. Nas ruas, funcionários vão colocar nos para-brisas de carros folhas secas de árvores com mensagens de conscientização.

O objetivo da campanha é alertar as pessoas para a importância do uso de transportes não-poluentes. Até o fim do mês, uma composição do metrô estará circulando adesivada com imagem de automóveis, representando o número de carros a menos nas ruas com o uso do transporte público. Cada trem corresponde a menos 1,2 mil veículos em circulação.

O Metrô Rio também vai estar atento para a possibilidade de disponibilizar toda a frota para operar também fora dos horários de pico, a fim de atender a demanda extra de passageiros. Normalmente, no início da manhã e fim da tarde, todos os trens já circulam nas linhas 1 e 2.

Além disso, a partir do dia 22 de setembro, mais três bicicletários gratuitos estarão à disposição da população, nas estações São Francisco Xavier, Vicente de Carvalho e Catete. Também há opções para estacionar as bicicletas em outras oito estações (Cantagalo, Colégio, Estácio, Inhaúma, Ipanema/ General Osório, Irajá, Pavuna e Triagem), disponibilizando cerca de 200 vagas no total.

Os bicicletários podem ser usados das 5h até a meia-noite, de segunda a sábado, e de 7h às 23h, nos domingos e feriados. Nos fins de semana e feriados, o embarque de bicicletas é permitido no último carro de cada trem.