Jornal do Brasil

Quinta-feira, 31 de Julho de 2014

Rio

Rio 2016: prefeito apresenta a primeira estação BRT da cidade

Estação-modelo, na Avenida das Américas, será uma das 39 paradas do BRT da Transoeste, que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz

Jornal do Brasil

O prefeito Eduardo Paes apresentou na manhã desta terça-feira, dia 20, a primeira das estações de BRT (Bus Rapit Transit) da Transoeste, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz e que será concluído no primeiro semestre do ano que vem. 

A obra faz parte do pacote de melhorias e legado da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016, que inclui ainda os BRTs Transcarioca (em construção), Transolímpica (em licitação) e Transbrasil - fechando o sistema viário da cidade com um transporte mais rápido e totalmente segregado do tráfego de veículos. O BRT consiste num sistema de transporte público com ônibus articulados que circulam em vias exclusivas e por isso operam em velocidade maior do que uma linha de ônibus comum.

Eduardo Paes na estação Novo Leblon
Eduardo Paes na estação Novo Leblon
O BRT na estação
O BRT na estação
O interior do ônibus
O interior do ônibus

O ponto de embarque e desembarque, que foi apresentado hoje, foi erguido na Avenida das Américas, na altura do condomínio Novo Leblon, na Barra da Tijuca, e ficará disponível para que a população possa se familiarizar com as estações. Com 250 metros quadrados, a estação do Novo Leblon poderá absorver até cinco mil passageiros por hora.

As 39 estações de BRT serão padronizadas e terão tamanho adaptado à demanda de cada local, podendo ter entradas com seis ou 12 catracas. Foram projetadas pensando em um ambiente sustentável, favorecendo a ventilação natural, com uma cobertura longa e captadores eólicos. As plataformas das estações são compatíveis com o piso dos veículos, reduzindo o tempo de embarque. Os bilhetes são vendidos antecipadamente. 

Com asserroia de imprensa

Tags: brt, prefeitura

Compartilhe:

Comentários

4 comentários
  • Telma Barra, Rio de Janeiro

    O senhor Eduardo Paes está de parabéns! Aliás, o Rio de Janeiro está cada vez mais bonito e melhor que vários outros estados do Brasil.

  • Gugu, Rio de Janeiro

    Espero que essas BRTs continuem funcionando também após o legado da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016.

  • Walter Cesar, Rio de Janeiro

    O projeto do BRT Transcarioca na Estrada do Engenho da Pedra alterará positivamente à área. O que está em decadência mudará com a transformação. Uma verdadeira revolução social. 1% de moradores criam polêmica com motivos absurdos confundindo 99% do total. A evolução e o progresso do Rj está chegando de verdade. Demorou.

  • Luiz Pereira Carlos, Rio de Janeiro

    Como sempre os oportunistas políticos e a imprensa desinformada, ou quiça informada mas fazendo o jogo da corrupção. A estação não atende as normas de arquitetura da area Barra da Tijuca-Américas em conformidade com o projetado. A estação LIXO BRT, deveria ter saídas subterrâneas para ambos os lados. Mas por questão de embolsar a grana, optaram pelo mais barato. Sinal de transito, que alem de mais arriscado cria maior congestionamento na Avenida. Esse é o motivo das escolas nunca estarem aptas a formar e ensinar, a mais de 60 anos mantendo o Carioca na obscuridade cultural, pra poder extorquir...

Postar um comentário

Faça login ou assine para comentar.