ASSINE
search button

Olimpíada de Matemática agita o fim de semana dos estudantes cariocas 

Participam da competição estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas do Rio

Compartilhar

Rio de Janeiro- Mais de 2,1 mil estudantes dos níveis fundamental e médio participam, neste sábado (17) da fase final da Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ). A competição envolve a participação de professores e alunos das redes municipal, estadual, federal e particular de todo o estado.

As instituições de ensino participantes estarão representadas por equipes distribuídas nos distintos níveis de participação.  As categorias são divididas em cinco níveis, a partir do 5o. ano do ensino fundamental e até alunos do ensino médio.

As provas serão aplicadas a partir das 14:00 horas no câmpus das universidades PUC-Rio, na Gávea, UENF, na região norte fluminense e nos colégios Pedro II unidade Realengo, Sistema Elite de Ensino unidade Bangu e Ponto de Ensino (Pensi) em Icaraí, Niterói. Durante a prova, os participantes terão quatro horas e meia para desenvolver soluções elegantes e criativas na tentativa de resolver problemas de matemática e assim conquistar medalhas de ouro, prata, bronze ou menções honrosas. Os vencedores serão conhecidos durante a cerimônia de premiação, a ser realizada em novembro.

A competição tem por objetivos proporcionar uma oportunidade para os jovens de demonstrar suas habilidades em matemática, aperfeiçoar a capacitação dos professores e influenciar na melhoria do ensino da disciplina no Estado do Rio de Janeiro. Para Carlos Frederico Borges Palmeira, coordenador do evento, “A competição é mais uma ocasião para estimular professores e alunos do nosso estado a dar mais atenção à Matemática”, destaca.

Sobre a Olimpíada

A competição, criada na década de 90, é um projeto vinculado à Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e à Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e conta com o apoio das instituições: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Universidade Federal Fluminense (UFF), Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e do Colégio Ponto de Ensino (Pensi) de Niterói.

Para mais informações sobre a competição, visite: www.omerj.com.br