ASSINE
search button

Incêndios criminosos geram multas para 5 pessoas no entorno do Parque dos Três Picos

Compartilhar

Cinco pessoas foram multadas em até R$ 20 mil pela Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente, por prática ilegal de queimadas no entorno do Parque Estadual dos Três Picos, na Região Serrana.

Segundo o coordenador da Cicca, José Maurício Padrone, causar dano direto a uma Unidade de Conservação ou a sua zona de amortecimento é crime previsto na Lei estadual 3.467/00.

Com o auxílio de um helicóptero da Marinha e de um GPS, Padrone e o comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, coronel Luiz Emanuel Palência, sobrevoaram a região para mapear potenciais focos de incêndio. À medida que as áreas foram sendo detectadas, as equipes em terra, distribuídas em oito viaturas, dirigiram-se aos locais para notificar ou autuar os proprietários.

- Essas multas serão encaminhas para Ministério Público Estadual para que os infratores sejam responsabilizados criminalmente - disse Padrone.

Segundo Palência, os produtores de eucalipto e os pequenos agricultores da região têm a prática de promover queimadas para limpar a área de cultivo:

- Já está enraizado na cultura deles. Por isso, a fiscalização é tão importante.

Além da aplicação de cinco multas, sete proprietários foram notificados preventivamente, durante a operação que contou com o apoio da Marinha, do Batalhão Florestal e do Corpo de Bombeiros.