ASSINE
search button

Operários que fazem a reforma do Maracanã decidem manter a greve

Compartilhar

Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira, os operários que fazem a reforma do estádio do Maracanã decidiram manter a greve iniciada na última quinta-feira. Esta tarde, haverá uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho, no Centro do Rio, com representantes do Consórcio Rio Maracanã 2014.

De acordo com Sergio Luis Silva da Fonseca, diretor do  Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada Intermunicipal do Rio de Janeiro (Sitraicp), as empreiteiras não procuraram o movimento para negociar.

"Na primeira paralisação nós negociamos, mas a empresa não cumpriu o combinado. Estamos abertos a sentar e conversar, mas a empresa preferiu apelar covardemente para a Justiça".

Segundo Fonseca, os trabalhadores reivindicam a troca da cantina responsável pela alimentação no canteiro de obras, acusada de servir comida estragada aos trabalhadores, ampliação do plano de saúde para os dependentes e vale-refeição. 

Em nota oficial, o consórcio afirmou que está respeitando os termos negociados durante a última paralisação, no dia 22 de agosto.

"Visto que todas as reivindicações dos trabalhadores estão sendo atendidas, o Consórcio entende não haver motivo para a atual paralisação e solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho que o movimento seja considerado abusivo. A audiência para conciliação foi marcada para as 13h".

Fonseca também questionou a atuação do secretário estadual de Obras e vice-governador Luiz Fernando Pezão.

"Até agora o governo não se pronunciou, simplesmente o secretário de Obras (Pezão) veio aqui para ameaçar os trabalhadores de demissão, caso a greve continue. Ele tem que se preocupar com o bem-estar do trabalhador, já que esta é uma obra de repercussão mundial"

Através de sua assessoria de imprensa, a Secretaria estadual de Obras negou todas as acusações. De acordo com o órgão, Luiz Fernando Pezão nem sequer esteve no canteiro de obras para falar com os trabalhadores. Além disso, a secretaria não pretende interferir na questão, mas espera que as obras sejam entregues no prazo estipulado, em dezembro de 2012.