ASSINE
search button

Depois de manifestação, comissão de educação é recebida por ministro na Bienal

Compartilhar

Depois de uma manifestação com cerca de 200 alunos, professores e funcionários das redes federais de ensino - formada pelos colégios Pedro II, Instituto Federal do Rio do Janeiro, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro-, uma comissão de alunos e professores foi recebida pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Eles cobraram mais investimentos em educação, motivo desencadeador da greve que começou na rede federal de ensino do país no dia 1º de agosto.

"O ministro fez pouco caso das nossas reivindicações e nos recebeu com deboche. Ele negou que a educação na rede federal esteja sendo sucateada devido a falta de investimentos", contou a aluna Gabriela Nascimento, 18 anos, do Colégio Pedro II do Centro. "Nós que estamos todos os dias nas salas de aula sabemos que estão faltando professores e técnicos. 

>> Greve no Pedro II: pais denunciam sucateamento e criticam governo federal

Confusão e violência

Antes de Haddad receber os manifestantes, no entanto, houve muito tumulto no acesso ao pavilhão 5 do Riocentro, onde acontece a 15ª edição da Bienal do Livro. 

Para chamar a atenção dos que chegavam para a abertura da Bienal, o grupo de manifestantes fez um bloqueio no acesso ao pavilhão de número 5, impedindo a entrada da imprensa no perímetro onde a presidente ficaria.

Uma professora disse que foi agredida por um homem e uma mulher que seriam jornalistas. O casal não foi identificado. "Quando vi que eles estavam empurrando os alunos para furar o bloqueio, eu intervi. Uma mulher que tinha crachá de jornalista puxou o meu cabelo e eu caí no chão", relatou a mestre, sem querer se identificar.

"O nosso protesto foi pacífico. Só queremos atenção para a questão da educação. Os seguranças foram agressivos e nos empurraram desnecessariamente", contou a professora Glória de Melo Tonacio.

O prefeito Eduardo Paes se recusou a falar com a imprensa sobre o caso e disse que não "sabia de nada".

O Jornal do Brasil na Bienal

JB também participa da 15ª edição da Bienal do Rio de Janeiro, no Pavilhão Verde, Rua P. No local, o público pode conferir uma exposição de fotos do acervo histórico do jornal e também testar e interagir com a nova versão do site. 

Na abertura do evento, a casa lançou uma campanha que distribui livros para novos assinantes. O JB comemora, nesta quinta-feira (1º), o primeiro aniversário em versão 100% digital.