ASSINE
search button

Exercício simula acidente nuclear nas usinas de Angra hoje e amanhã

Compartilhar

As usinas Angra 1 e 2, no Sul fluminense, passarão hoje e amanhã por exercício que simulará um acidente no complexo nuclear. As atividades, que envolvem entidades civis e militares, além de moradores da região de Angra dos Reis, simularão a liberação de radiação por Angra 2 e a situação de emergência na área.

Pessoas que moram em um raio de cinco quilômetros da usina se apresentaram como voluntários e, durante o exercício, serão retiradas para abrigos localizados em escolas públicas e no Colégio Naval.

A retirada dos moradores será organizada por policiais militares e rodoviários federais. As três Forças Armadas colocarão, à disposição do simulado, aviões, barcos e veículos terrestres. Bombeiros, integrantes da Defesa Civil e profissionais de saúde vão fazer o trabalho de medição da radiação no meio ambiente e nas pessoas supostamente afetadas.

Realizado periodicamente, o exercício é coordenado pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, com o apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil e de diversos órgãos federais, estaduais e municipais.