ASSINE
search button

Estudantes ocupam prédio da reitoria da UFF, em Niterói

Compartilhar

Cerca de 500 estudantes invadiram, na manhã desta quarta-feira, a reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Icaraí, Niterói. Segundo pessoas que estão no local, o grupo tem uma pauta de reivindicações para discutir com o reitor da Universidade, Roberto de Souza Salles.

“Fizemos duas tentativas de conversar com o reitor. Na última quarta-feira, fizemos uma ocupação pacífica do jardim da reitoria, onde ficamos acampados até a madrugada de sexta-feira. O reitor não apareceu, mas mandou a Polícia Federal nos retirar do local”, conta o estudante Rafael Lazari, que está no local.

As reivindicações propostas na pauta são: a gratuidade integral dos cursos de pós-graduação da Universidade, a ampliação das moradias estudantis e do restaurante popular do campus e a interrupção de um projeto da reitoria em parceria com a Prefeitura de Niterói, de construir duas vias expressas que passariam dentro do campus do Gragoatá, a oito metros das salas de aula. Segundo Lazari, este projeto não foi discutido dentro da Universidade, sendo aprovado pelo reitor sem um estudo do impacto ambiental da obra, do impacto para a instituição de estudo e para a cidade.

“O reitor se nega a conversar sobre isso. Sobre a gratuidade dos cursos de pós-graduação, há um ano fizemos um plebiscito onde 87% dos votos foram favoráveis à gratuidade integral das mensalidades, mas, novamente, não conseguimos manter um diálogo com ele”, reitera.

De acordo com informações dos estudantes, três andares da reitoria já foram ocupados pacificamente, incluindo o gabinete do reitor. Os funcionários estão tendo livre acesso ao interior do local. O vice-reitor, Sidney Luiz de Matos Mello, está na reitoria e os alunos  esperam poder negociar com ele ainda esta tarde.

A assessoria de imprensa da UFF não foi encontrada para responder sobre o assunto.