ASSINE
search button

Prefeitura faz 'ocupação social' de cracolândia na favela Parque União

Compartilhar

A prefeitura do Rio de Janeiro inicia nesta quarta-feira a "ocupação social" na região conhecida como "cracolândia" da favela Parque União, na zona norte do município. A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) pretende acolher e reinserir socialmente moradores de rua da região. De acordo com a prefeitura, o trabalho de acolhimento será diário na região, em parceria com órgãos de segurança.

Segundo o secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, a "ocupação social" da localidade será por tempo indeterminado, podendo ser empregada em outras "cracolândias" da cidade. "Essa intervenção é fruto de um trabalho que a Assistência Social do município vem realizando desde março. Estamos evoluindo, passo a passo e com muita responsabilidade, na questão do combate ao crack", afirmou Bethlem.

O secretário também comentou a escolha da comunidade Parque União para iniciar as ações sociais intensivas em "cracolândias" da cidade. "Esta 'cracolândia' tem sido a mais problemática e a que temos recebido mais reclamações, principalmente pelo comportamento agressivo dos usuários. Apesar de não termos mais crianças no local, faremos uma ação mais intensiva na região", disse.

A "ocupação social' contará com operações diárias, nos turnos da manhã e da tarde. Estarão envolvidos no trabalho assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, médicos sanitaristas, policias do 22º BPM, além da Delegacia de Proteção à Criança e o Adolescentes (DPCA).