ASSINE
search button

Consulado dos EUA ensinará inglês para jovens da UPP da Providência

Compartilhar

O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), o Instituto Brasil-Estados Unidos (IBEU), a Câmara de Comércio Americana (AMCHAM-Rio) e a Case Benefícios e Seguros promoveram nesta quinta-feira, 18 de agosto, entre 14h30 e 16h30, o lançamento do programa de ensino de inglês UP with English no Morro da Providência, no Centro do Rio. O evento contou com a presença do Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, Dennis Hearne e do Coronel Robson Rodrigues, comandante de todas as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do Rio de Janeiro.

O curso tem como foco o uso prático da lingua inglesa com o objetivo de ajudar no desenvolvimento profissional de seus alunos. Com duração de dois anos, o programa irá beneficiar 60 jovens entre 13 e 18 anos do Morro da Providência. Os estudantes se dividirão em três turmas com aulas duas vezes por semana, à tarde, na sede da UPP Providência. Além das aulas de inglês, o IBEU incluirá um módulo de empregabilidade no qual os alunos receberão orientação sobre situações relativas à sua inserção no mercado de trabalho, como por exemplo, elaboração de um CV e preparação para entrevista de emprego.

O lançamento do programa UP with English contou também com a presença de 13 estudantes norte-americanos participantes do programa de intercâmbio cultural Jovens Embaixadores. No Brasil, os jovens, que são alunos de escolas públicas dos EUA, conheceram diferentes cidades e visitaram escolas públicas e projetos voltados para a  justiça social e o voluntariado.

Esta é a segunda comunidade pacificada a receber o projeto UP with English. No Morro do Cantagalo, há um ano o programa já atende 60 jovens, moradores do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho.

 “O inglês é uma ferramenta de empregabilidade fundamental para estes jovens, especialmente porque a cidade se prepara para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Temos um imenso prazer em replicar o projeto-piloto do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho no Morro da Providência. Estamos felizes com a resposta que a iniciativa privada nos deu em apoiar este projeto”, disse o Cônsul Geral Dennis Hearne.

“Esta parceria do Governo do Estado com a iniciativa privada é fundamental para o sucesso do fortalecimento do projeto de pacificação da Secretaria de Segurança. Muita gente que não mora em comunidade nunca teve a chance de realizar aulas de inglês de qualidade como vamos oferecer aqui”, ressaltou a coordenadora de Programas Estratégicos da Secretaria de Segurança, Major Pricilla Azevedo, que representou o secretário da pasta, José Mariano Beltrame, na solenidade.

“Aplicar um projeto com essa importância para esses jovens é um investimento também no aumento da autoestima deles, que se sentem valorizados e mais preparados para o mercado de trabalho, hoje tão difícil. Esperamos poder levar o inglês a cada vez mais comunidades e contribuir, assim, com um futuro mais promissor para esses jovens”,  afirma o presidente do Ibeu, Ítalo Mazzoni.

Para a Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro (Amcham-Rio) é fundamental haver o engajamento das empresas e instituições para construir uma cidade sustentável social e economicamente. “O papel da Amcham-Rio é articular as empresas e órgãos para somar esforços em torno de um objetivo comum. O projeto de levar inglês a jovens de comunidades pacificadas vai ao encontro da missão da Câmara, de contribuir para consolidar uma história de oportunidades para o Rio de Janeiro”, afirma o diretor-superintendente da Amcham-Rio, Hélio Blak.

Ao final do curso, os jovens ainda poderão se candidatar a uma vaga de estágio oferecida pela Case, patrocinadora do projeto. Para o diretor-executivo da empresa, Rafael Motta, a iniciativa privada pode fazer uma grande diferença em projetos sociais. “É maravilhoso contribuir para a formação do futuro desses jovens, e fazer parte de uma iniciativa nobre e grandiosa como esta. Com o apoio do Consulado Americano, do Governo do Estado, do Ibeu e da Câmara de Comércio Americana, estamos dando um passo fundamental não só no trabalho desenvolvido nas Unidades de Polícia Pacificadora como também na educação dos jovens brasileiros. Eles merecem”, disse.

O UP with English no Morro da Providência é uma parceria entre o Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro, UPP Providência, IBEU, Câmara de Comércio Americana (AMCHAM-Rio) e Case Benefícios e Seguros.  Projetos semelhantes serão lançados nas comunidades Cidade de Deus e Complexo do Alemão em um futuro próximo, também com o apoio da iniciativa privada.

Para mais informações sobre o programa UP with English: Uso Prático da Língua Inglesa, entre em contato com a Assessoria de Imprensa do Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro pelos telefones (21) 3823-2119/2169 ou pelo e-mail [email protected]  .