ASSINE
search button

Furnas descarta novo apagão no Rio

Falta de luz atrapalhou o trânsito da cidade

Compartilhar

Rio de Janeiro - Em nota divulgada há pouco, a direção de Furnas, subsidiária da Eletrobras, comunicou que não está prevista nova interrupção de energia no Rio de Janeiro, após o apagão registrado hoje (5) na cidade.

Por volta do meio-dia, um curto-circuito provocou o desligamento automático de dois dos três bancos de transformadores na subestação de Grajaú, informou a estatal.

Segundo Furnas, o terceiro banco de transformadores permaneceu em operação. A sobrecarga provocou o corte de uma carga de 190 megawatts (MW). Esse volume foi reduzido gradualmente, até a recuperação plena da carga, por volta das 14h20m, segundo a nota da estatal.

"De quatro transformadores, três pararam de funcionar, não se sabe a causa ainda desse problema. Isso fez com que a ONS determinasse o desligamento do fornecimento de energia em alguns bairros da cidade", informou o secretário de Conservação do Rio, Carlos Osório.

O apagão atrapalhou a vida dos cariocas. Durante aproximadamente 30 minutos, os bairros Jardim Botânico, São Conrado, Copacabana, Leblon, Ipanema, Gávea, Flamengo (todos na Zona Sul), e parte da Barra da Tijuca (no Jardim Oceânico, Zona Oeste da cidade), além de Cascadura e Madureira (ambos na Zona Norte do Rio) ficaram sem luz.

Houve registro de falta de energia também na metade do Túnel Rebouças, no trecho mais próximo à Lagoa Rodrigo de Freitas.

Devido ao apagão, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) acionou o plano de contigência na cidade que previu o deslocamento e reforço de equipes envolvidas diretamente na operação dos serviços afetados, como sinalização de trânsito.

Cerca de 220 agentes e 50 motociclistas foram para as ruas na tentativa de reduzir o impacto da interrupção no fornecimento de energia elétrica.