ASSINE
search button

Com Lula, Cabral participa de fórum de investimentos na Colômbia

Compartilhar

O governador Sérgio Cabral afirmou nesta quarta-feira (4) que o estado do Rio retomou o caminho do desenvolvimento econômico e social e rompeu um ciclo de atrasos. A declaração foi feita em Bogotá, onde Cabral compareceu ao I Fórum de Investimentos Colômbia–Brasil.

Projetos de infraestrutura e segurança pública no Rio foram temas centrais da palestra do governador no fórum. Cabral também ressaltou a importância da parceria construída com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participou do evento.

“ Conheci as ações adotadas para combater a violência e melhorar a vida dos moradores de comunidades carentes na Colômbia, e elas me inspiraram muito a realizar, junto com o presidente Lula, um programa de transformação nas comunidades mais carentes do Rio”, destacou o governador,  referindo-se ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Presidência da Colômbia e pela agência de promoção comercial Proexport, o fórum foi aberto pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos Calderón, seguido pelo presidente do BID, Luis Alberto Moreno, e pelo ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva. O evento reuniu centenas autoridades governamentais e de líderes empresariais dos dois países.

A relação entre o Brasil e a Colômbia

Dados do BID apontam que no período entre 2007 e 2010, as trocas bilaterais entre Brasil e Colômbia aumentaram em mais de 20%, de cerca de U$2,8 bilhões para cerca de U$3,3 bilhões. Até junho de 2011, o ritmo se acelerou ainda mais, e o somatório das exportações e importações já ultrapassou 55% do total de 2010.