ASSINE
search button

Vital Brazil comemora Dia da Saúde e inaugura incubadora de empresa

Compartilhar

No Dia Nacional da Saúde, próximo 5 de agosto, sexta-feira, a partir das 10h, o Instituto Vital Brazil abrirá suas portas para quem se interessa em cuidar da saúde. É a quarta edição do “Saúde em Dia”. Em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública e a Academia de Medicina Veterinária no Estado do Rio de Janeiro, o instituto preparou uma manhã com muitas atividades em comemoração ao Dia Nacional da Saúde.

A partir das 10h, os convidados serão brindados com um café da manhã bem saudável, com direito a sucos, frutas e pão integral. Para queimar as calorias ganhas com a comilança, o instituto promoverá um “aulão” de ginástica, a partir das 10h30. Também às 10h30, a Faculdade de Veterinária da UFF, que fica bem em frente ao instituto, abrirá as portas para quem quiser assistir a palestra “A relevância da Medicina Veterinária na Saúde Pública da humanidade”, com Aristeu Pessanha Gonçalves, presidente da Academia de Medicina Veterinária no Rio de Janeiro. A palestra será realizada no auditório Américo Braga.

O tema foi escolhido por dois motivos: o primeiro e mais importante é a colaboração de médicos veterinários na saúde pública da humanidade como, por exemplo, o desenvolvimento (em 1909) de um bacilo proveniente de sucessivas culturas em bile de boi com capacidade imunizante contra a tuberculose, que após uma série de testes deu origem à vacina BCG (introduzida no Brasil desde 1925). Outro motivo é que esse ano o estudo da Medicina Veterinária completa 100 anos no Brasil e 250 anos em âmbito mundial. A escolha do local da palestra é uma homenagem à doação feita pelo cientista Vital Brazil do terreno de 8.800m² para construção da Faculdade de Medicina Veterinária da UFF, em 1939.

Para encerrar a festa e animar ainda mais, como no dia 5 de agosto o Instituto Vital Brazil comemora também dois anos da chegada da píton albina que recebeu o nome de Sivuca por meio do voto popular, está programada para as 11h uma apresentação do Quinteto Sivuca. O quinteto é um grupo de músicos formado por professores universitários e músicos que compõem a Orquestra Sinfônica Brasileira, coordenado pela socióloga e filha única do maestro Sivuca, Flávia Barreto.  

Durante toda a manhã, o instituto promoverá exames de sangue para medição das taxas de glicose, creatinina e triglicerídeos por meio do Laboratório de Biomarcadores (Biomarc) do Vital Brazil. O Biomarc realiza exames de sangue em gestantes com a tecnologia do papel de filtro, o que torna o processo mais rápido, barato e praticamente indolor, já que utiliza apenas uma gota de sangue do dedo do paciente. Os exames são gratuitos na Rede SUSRJ.

Inauguração da Biotec

Para aproveitar as comemorações pelo Dia Nacional da Saúde, o Instituto Vital Brazil e a Universidade Federal Fluminense organizaram para as 9h45 a inauguração da sede da Incubadora de Empresas de Biotecnologia (Biotec), do Parque Tecnológico da Vida. O propósito é incentivar o empreendedorismo e abrigar empresas inovadores de base biotecnológica.  

O Instituto Vital Brazil (www.vitalbrazil.rj.gov.br) é uma empresa de ciência e tecnologia do Governo do Estado do Rio de Janeiro ligado à Secretaria de Estado de Saúde. É um dos 18 laboratórios oficiais brasileiros e um dos três fornecedores de soros contra o veneno de animais peçonhentos para o Ministério da Saúde. Fica na Rua Maestro José Botelho, 64, Vital Brazil, em Niterói.