ASSINE
search button

Marcha da Impunidade reuniu mais de 500 no Rio

Compartilhar

Realizada na tarde deste domingo pela ONG Rio de Paz, a Marcha da Impunidade reúniu entre 500 e 600 pessoas, segundo a organização. Vestidos de preto e com rosas vermelhas em punho, os manifestantes saíram do posto 6, em Copacabana, e se dirigiram ao Leme. Na linha de frente da passeata, uma faixa fez a denúncia: “92% dos homicidas ficam sem punição”.

A ONG chama a atenção para as mais de 30 mil mortes violentas que aconteceram no Rio de Janeiro entre 2007 e 2011.  Os manifestantes fincaram uma cruz de cinco metros de altura na areia da praia do Leme, sob a qual depositaram as rosas.

Participaram do protesto 30 profissionais do Sindicato dos Policiais Civis do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes a mãe da engenheira Patrícia Franco, desaparecida em junho de 2008, e o pai da menina Gabriela, assassinada em março de 2003, representando os movimentos “Cadê Patrícia” e “Gabriela sou da paz”, respectivamente.

 A batalha da Rio de Paz por respostas a tantos crimes obscuros continua. Para o presidente da ONG, Antonio Carlos Costa, "os índices de elucidação de autoria de homicídio e punição dos culpados no Estado do Rio de Janeiro são tão baixos, que quem mata o faz sem o mínimo temor da lei. É a tão falada impunidade, uma das causas da maioria das mais de 30 mil mortes violentas entre os anos de 2007 e 2011".