ASSINE
search button

Crea e Prefeitura definem vistoria  de 550 bueiros por dia

Compartilhar

A Prefeitura do Rio e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro fizeram os últimos ajustes ao termo de referência com as especificações técnicas para a contratação de empresa para serviço de monitoramento independente de bueiros na cidade.  

Para prevenir novas explosões, a Prefeitura deverá pagar pelos serviços de uma empresa capaz de detectar as caixas subterrâneas de energia da cidade que apresentam riscos à população.

Segundo informações do Crea, a contratação será feita em caráter emergencial, por seis meses.  

A reunião para definir os termos do contrato teve a participação do secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osorio, o procurador do município, Ricardo Limongi, o presidente do Crea-RJ, Agostinho Guerreiro, e o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-RJ, Luiz Antônio Cosenza.

De acordo com as especificações técnicas, a empresa será responsável pela realização de 500 monitoramentos diários de caixas de inspeção e 50 monitoramentos diários de câmaras transformadoras.  Por mês, deverão ser realizados 10 mil monitoramentos de caixas de inspeção e mil monitoramentos de caixas transformadoras. 

O monitoramento de risco deverá ser feito com detectores de gás (explosímetros), com leitura direta, para verificar a presença de gases inflamáveis e explosivos.  Nos casos onde for comprovada a presença de gás na faixa de explosividade, a empresa deverá informar imediatamente o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, as empresas concessionárias e respectivas agências reguladoras, o Crea-RJ e o Ministério Público. 

Ainda tarde desta terça-feira, dia 19/07, o CREA-RJ publicará  no seu site oficial (www.crea-rj.org.br ) a abertura de inscrição para as empresas interessadas em atuar nos serviços de monitoramento de bueiros até às 18h da quinta-feira, dia 21/07. 

Na sexta-feira, dia 22/07, a Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, enviará carta convite às empresas, que atenderem os requisitos do Termo de Referência, para que apresentem suas propostas até às 18h da quarta-feira, dia 27/07. A partir daí, a Prefeitura tomará as providências imediatas para a contratação da empresa.