ASSINE
search button

Apenas 36% do público-alvo se vacinou contra sarampo no Rio

Compartilhar

O número de crianças imunizadas contra o sarampo está abaixo da meta na cidade do Rio de Janeiro. Até o momento, foram aplicadas 280.604 doses, o que representa 64% do esperado pela Prefeitura, que é de vacinar 434 mil crianças (95% do público-alvo). 

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) reforça a importância dos pais levarem seus filhos de 1 a 7 anos incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) para a Vacinação de Seguimento contra o Sarampo, que vai até o dia 22 deste mês em todos os postos de saúde da cidade. 

Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e se ela estiver atrasada, será atualizada. As crianças recebem uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente. 

O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias, antes do aparecimento das manchas, até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção. 

Cerca de 200 unidades municipais oferecem a vacina. Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas.