ASSINE
search button

Choque de Ordem remove construções irregulares no costão da Niemeyer

Compartilhar

A Secretaria Especial de Ordem Pública (SEOP) realizou neste domingo uma operação Choque de Ordem para remover três construções irregulares de áreas de proteção ambiental e de risco localizadas no costão rochoso da Avenida Niemeyer, em São Conrado, Zona Sul. 

As construções serviam como habitação para moradores de rua e eram compostas por materiais de alvenaria e madeira. Uma equipe da Cedae, que deu apoio à ação, retirou uma tubulação e fechou um registro de água utilizado de forma clandestina por um morador. Duas pessoas que residiam nas construções foram encaminhadas para abrigo da Prefeitura. O trânsito no local foi orientado por guardas municipais, que deram suporte a operação.

O Choque de Ordem já havia atuado outras três vezes no mesmo local, tendo removido 25 construções da área de proteção ambiental entre os anos de 2009 e 2010. O subsecretário Marcelo Maywald coordenou a ação e ressaltou que o monitoramento da área será intensificado. "A Seop vai continuar intensificando a operação para combater o crescimento de construções irregulares em área de risco e de proteção ambiental na cidade do Rio de Janeiro. Essa é a quarta operação realizada no costão da Av. Niemeyer e podemos perceber que é um local com grandes riscos. É inadmissível a presença de moradias nesses locais", disse Maywald.

A operação reuniu cerca de 70 homens, entre agentes da Seop, Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (CFER), Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Guarda Municipal, Comlurb, Light, Rioluz, Defesa Civil, Cedae, Zoonozes e Polícia Militar.