ASSINE
search button

Light aguarda fim da perícia para reparar os quatro bueiros que explodiram

Compartilhar

Em novo comunicado, a Light afirmou que aguarda o término da perícia feita pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli para entrar nas galerias subterrâneas e fazer os reparos devidos. Quatro bueiros, que pertencem à concessionária de energia elétrica, explodiram na tarde desta segunda-feira(4), na Rua da Assembleia, nas proximidades do Largo da Carioca. O Município expedirá multa por danos ao patrimonio público e interrupção de vias públicas.

Homens do Corpo de Bombeiros do quartel Central já estão no local das explosões e há informações de que duas pessoas estejam feridas. Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Segundo testemunhas, as tampas dos bueiros foram arremessadas e atingiram veículos que passavam pela via. Diantes do risco de novas explosões, a rua foi fechada ao trânsito de veículos.

O trânsito também segue complicado na pista lateral da Avenida Presidente Vargas.

A assessoria de imprensa da Light afirmou, através de nota, que o que aconteceu foram "deslocamentos" dos bueiros, contrariando testemunhas.

Veja a íntegra das notas enviadas pela Light:

Primeira

Quatro tampas de caixas subterrâneas da Light se deslocaram por volta das 16h de hoje na esquina das ruas Nilo Peçanha com Assembléia, no Centro da cidade.

Equipes da empresa estão no local, que está isolado.  

As duas pessoas que ficaram feridas foram socorridas. Uma equipe da Light - formada também por assistentes sociais - está prestando assistência.

Segunda

Equipes da Light continuam na esquina das ruas Nilo Peçanha com Assembléia, no Centro da cidade. A área está isolada e os técnicos estão aguardando o final do trabalho de perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli para acessar a rede subterrânea e iniciar os serviços de manutenção.

Hoje, por volta das 16h, houve o deslocamento de quatro tampas de caixas subterrâneas da Light. Duas pessoas ficaram levemente feridas e foram socorridas no Hospital Souza Aguiar. Uma equipe da Light - formada também por assistentes sociais - está prestando ajuda e apoio.

Veja, na íntegra as nota da Prefeitura:

A Prefeitura do Rio considera inaceitáveis os incidentes e explosões nos bueiros e câmaras subterrâneas da concessionária Light na cidade, que tem colocado em risco a segurança da população e o patrimônio público. A Prefeitura expedirá multa contra a Light por danos ao patrimonio público e interrupção de vias públicas. A Procuradoria Geral do Município, além das diversas notificações já enviadas à Light e à Aneel,  está preparando medida legal contra a Light frente a exposição a perigo da população da Cidade do Rio de Janeiro causada pelas recorrentes explosões.

A operação, manutenção e segurança das redes subterrâneas de distribuição de energia elétrica é de responsabilidade exclusiva da Light. A regulação e fiscalização desses serviços e equipamentos é de responsabilidade da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão regulador do setor elétrico no país. 

Após a explosão, no inicio de abril deste ano, de caixa subterrânea da Light, em Copacabana, a Prefeitura do Rio criou uma comissão de acompanhamento da situação. Essa comissão, multidiciplinar e coordenada pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, reuniu-se com a Light por diversas vezes e recebeu informações a respeito do plano de investimentos da empresa concessionária para solucionar a questão. A Light informou ainda que não tem conhecimento de risco iminente em qualquer logradouro da cidade. 

A comissão de acompanhamento da Prefeitura também esteve em reunião com o diretor geral e executivos da Aneel, em Brasília, para colher informações e para alertar a agência reguladora da área sobre os episódios no Rio, solicitando providências urgentes. 

A Aneel, que tem o poder concedente e de fiscalização, informou à comissão que está acompanhando de perto a situação no Rio de Janeiro, assim como os programas de investimento da Light.

Vale lembrar ainda que a Prefeitura exigiu das empresas concessionárias de serviços públicos que realizem o levantamento do posicionamento de suas redes no subsolo da cidade. As informações apuradas serão consolidadas e incluídas no mapa digital da cidade para utilização do Centro de Operações da Prefeitura. 

A Prefeitura do Rio exige tanto da Light, como da Aneel, providências urgentes para solucionar em definitivo esta questão que tem levado riscos à população e ao patrimônio do Rio.