ASSINE
search button

Corpus Christi: tapetes de sal dão nova cara ao Centro do Rio

Em procissão, pelo menos 60 mil fiéis vão partir da catedral rumo à Candelária

Compartilhar

Os tradicionais tapetes de sal grosso que anualmente tomam conta de um trecho da Avenida Chile, nas imediações da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, já chamam a atenção de quem passa pelo Centro do Rio nesta quinta-feira (23).

Muito coloridos e ricos em detalhes, os tapetes são confeccionados em comemoração ao dia de Corpus Christi.

>> Saiba por que se celebra o Corpus Christi

No início da tarde desta quinta-feira (23), uma procissão, também em comemoração à data católica, vai partir da Candelária passando pela Avenida Rio Branco e chegando à Catedral, onde haverá uma missa.Autor

Segundo informações de policiais do 13º BPM (Centro), são aguardados 60 mil pessoas para a manifestação religiosa. Pelo menos 80 PMs devem reforçar o policiamento durante a procissão.

Corpus Christi emociona em São Gonçalo

Valorizando as tradições culturais da cidade, a prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Arquidiocese de Niterói, celebra a procissão de Corpus Christi, nesta quinta-feira (23). Cerca de 60 mil pessoas compareceram ao evento. 

Em São Gonçalo, o evento religioso – também presente em diversos outros municípios – se tornou conhecido em todo Brasil por aliar religiosidade e arte, por meio da confecção de centenas de painéis sobre o tema. Neste ano, foram produzidos 231. A festa dá origem ao maior tapete religioso da América Latina, com extensão aproximada de dois quilômetros.

Na visão do secretário de Cultura e Turismo e presidente da Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), Carlos Ney Ribeiro, o evento é uma bela demonstração de fé, porém, também expressa a forte influência que a arte incide sobre os moradores. “São Gonçalo é uma cidade artística e o tapete de Corpus Christi ressalta mais uma prova disso a cada ano”, definiu Carlos Ney.

No mesmo tom, o secretário de Desenvolvimento Econômico Ciência e Tecnologia, Adolpho Konder, ressaltou a importância da cidade nesta comemoração. “Hoje o Corpus Christi de São Gonçalo é considerado um marco do estado. Um momento em que se reúnem diversas comunidades da igreja católica e que já faz parte da nossa cultura religiosa. Temos o maior tapete de sal da América Latina e, por isso, São Gonçalo se tornou referência nacional”, observou Adolpho Konder, que também esteve no evento.

Assim como nos anos passados, a participação da população superou as expectativas dos organizadores, enchendo as ruas do Centro de São Gonçalo com expressões, gestos e mensagens de fé. “Os esforços conjuntos entre as secretarias da prefeitura asseguraram uma organização muito boa, que ofereceu segurança e bem estar aos fiéis durante o evento”, avaliou o secretário Carlos Ney.

A missa campal foi celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom Alano Maria Pena. Logo após começou a procissão, sobre o tapete que reuniu 231 painéis, com imagens e mensagens de paz. O tapete foi abrigado em trecho que compreende as ruas Cel. Moreira César, Doutor Feliciano Sodré e Doutor Nilo Peçanha, vias principais que cortam o centro da cidade.

Para produzir os painéis, os grupos paroquiais utilizaram cerca de 100 kg de serragem, borra de café, 46 toneladas de sal grosso (colorido e branco) e 2.400 litros de xadrex. A ocupação do solo foi de, aproximadamente, dois quilômetros.