ASSINE
search button

Professores em greve fazem passeata no Centro do Rio

Compartilhar

Cerca de três mil manifestantes, entre eles professores e outros profissionais de educação de escolas estaduais, participam de uma manifestação no Centro do Rio. A passeata começou na manhã desta sexta-feira e saiu da Candelária, seguindo pela Avenida Rio Branco, em direção à Cinelândia, por uma faixa da via, o que atrapalhou um pouco o trânsito no local. 

Os manifestantes seguiram até o estacionamento do Fórum, em frente ao prédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, na Avenida Erasmo Braga, sem causar nenhuma retenção no trânsito. Membros da comissão do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe) tentam organizar uma comissão para pedir uma audiência com o secretário Sérgio Ruy Barbosa, a fim de iniciar as negociações. 

De acordo com o Sepe, a paralisação, que teve início no dia 7 de junho, já atinge 65% das escolas do estado. Os professores reivindicam reajuste de 26%, incorporação da gratificação do Nova Escola e descongelamento do plano de carreira dos funcionários administrativos da educação estadual.

Apesar da proximidade, a manifestação dos professores não se juntou ao movimento dos bombeiros, que se encontram na escadaria do prédio da Alerj. O prédio da  Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão está cercado por policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, em clima pacífico.