ASSINE
search button

Jack Johnson planta árvore no Jardim Botânico no Dia Mundial do Meio Ambiente

Compartilhar

Hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o cantor americano Jack Johnson participou do evento ambiental Eu neutralizo no Jardim Botânico, que reuniu 8.400 pessoas neste fim de semana.  Chegou acompanhado da família – a mulher Kim e os três filhos – e após passear e fotografar bastante, plantou a primeira espécie de Jequitibá-Açu no arboreto. Árvore endêmica do Estado e eleita símbolo do Município do Rio de Janeiro em 2008, ela está em extinção e a partir de hoje faz parte do acervo vivo do Jardim. 

Simpático e mostrando todo seu engajamento pelas causas sustentáveis, fez o plantio com habilidade. No final, sorridente, apresentou suas mãos sujas e declarou: “É uma honra estar no Brasil e poder participar de uma ação dessa dentro de um evento tão importante. Adoro tocar no Brasil e agora terei mais razões para voltar ao Rio e ao Jardim Botânico para acompanhar o crescimento dessa muda”.

Apesar de não ser sua primeira experiência a plantar uma árvore (ele e a família já o fizeram no Hawai), Jack reforçou a importância do ato: ”Eu e minha mulher visitamos vários parques com as crianças e ressaltamos a importância de cultivarmos as árvores e como elas se desenvolvem, crescem etc. Eu cresci surfando, sempre em contato com a natureza, e agora quero repassar isso para os meus filhos, incutindo a idéia no dia a dia deles”. 

Antes do plantio, ele foi recebido pelos atletas do projeto Rocinha Surfe Escola, que recebe apoio da ONG Surfrider Foundation, da qual o cantor é engajado em campanhas de preservação dos oceanos. Ganhou camisas, tirou fotos e recebeu o agradecimento emocionado do grupo por tudo que a instituição faz por eles. 

Abraço Jardim Botânico

Paralelamente ao evento, acontecia do lado de fora o movimento Abrace as Florestas, promovido pelo Instituto Terra de Proteção Ambiental e SOS Florestas.  Ao ouvir os manifestantes, Jack se comoveu com a ação e saiu correndo pelo parque, chegando a tempo de abraçar o Jardim Botânico ao lado de outros participantes. O protesto prosseguiu dentro do arboreto, no Chafariz Central, onde o cantor também foi apresentado a atriz Camila Pitanga, que também prestigiou o EU Neutralizo com a filha Antonia.

Camila e Antonia

As duas plantaram uma muda do cravo-da-índia e o local foi escolhido a dedo: em frente à mangueira que Camila ‘ama’, segundo palavras da própria atriz. “Essa árvore tem um significado especial para mim. Eu fiz fotos da Antônia aqui quando ela era menor. Eu me preocupo com a preservação dessa mangueira”, disse.

No momento de colocar a mão na terra, chamou a filha para ajudá-la e deu orientações para a menina, mostrando conhecimento para lidar com a terra. E perguntou ao jardineiro José: “Estamos aprovadas, Zé?”. A resposta veio de Antônia: “Ainda estou trabalhando!”. 

“Seja bem vinda, com muito carinho. Cresça bem forte, estaremos sempre juntas, como mãe e filha”. A atriz, que mora numa casa, demonstra preocupações com o desperdício de água e o consumo de energia. “É a luta pela sobrevivência, da humanidade, do Planeta Terra. Eu me preocupo com o consumo sem necessidade também”, concluiu.