ASSINE
search button

China quer trazer fábrica de trens para o Rio

Compartilhar

Dois executivos das empresas China Machinery Corp e China Northern Railwails - fabricantes de trens - visitaram nesta terça-feira a cidade de Três Rios, no Sul Fluminense, onde planejam instalar base para montagem e manutenção das novas composições compradas pelo Governo do Estado do Rio. Zhao Jun e Sun Kai foram recebidos pelo secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e pelo prefeito Vinicius Farah, que disponibilizará uma área de 12.600 m².

Os chineses assinaram uma parceria de cooperação técnica com a empresa TTrans, sediada em Três Rios, e que produz tecnologia ferroviária para diversas regiões do Brasil.

As empresas chinesas são lideres do consórcio responsável pela fabricação de 30 trens urbanos encomendados pelo Estado para o sistema operado pela SuperVia, que começam a ser entregues já nos próximos meses. A fixação de uma base do consórcio no Rio deverá desonerar o custo da manutenção dos novos trens, além de abrir nova janela de oportunidade para novos negócios para a indústria metroferroviária.

Segundo o secretário Julio Lopes, o acordo é fruto da política pública desenvolvida no estado do Rio, responsável por ampliar a abertura de mercado para empresas estrangeiras.

- Estamos vivendo um momento de franca expansão do sistema ferroviário urbano, e essa aliança comprova isso.  Na próxima semana estaremos novamente reunidos na China para conferir o primeiro dos 30 trens que serão entregues. A partir dessa parceria  teremos garantia e assistência técnica para as nossas composições sem tempo limite - explicou Julio Lopes.

Segundo o prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, a chegada dos chineses representa novas vagas no mercado de trabalho.

- Hoje a TTrans já emprega cerca de 700 pessoas. Com os chineses, esperamos que esse número venha a quadruplicar - comemora.

O presidente da TTrans, Massimo Giavina, elogiou a iniciativa do Governo, e se disse esperaçoso com a produtividade gerada pela parceria.

- A perspectiva de crescimento para o setor é gigantesca. A previsão é de que em 2012 deveremos fabricar e distribuir para diversas cidades do Brasil, até 400 carros de trens e mais 200 para sistemas metroviários. Para os próximos anos, teremos uma demanda de produção de 10 mil vagões de carga por ano. Com a fixação da unidade chinesa em Três Rios, a nossa relação com o cliente será de maior confiabilidade, já que teremos uma assistência técnica especializada para atender em qualquer situação e garantia integral no fornecimento de equipamentos - garantiu Giavina.