ASSINE
search button

Bombeiros em greve são os primeiros a chegar em incêndio no Centro do Rio

Compartilhar

Um grupo de bombeiros acampados na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em protesto por melhores salários e condições de trabalho, foram os primeiros a chegar para combater um incêndio que atingiu, nesta segunda-feira, a Choperia Pontinho, na esquina das ruas do Carmo e Sete de Setembro, no Centro do Rio. De acordo com um dos combatentes deslocados para a operação, os danos poderiam ter sido muito maiores se os grevistas não tivessem participado da contenção do fogo.

No início do incêndio, por volta das 18h, cerca de 30 dos bombeiros que protestavam na Alerj viram a fumaça sair da rua próxima e correram para ajudar, mesmo sem equipamentos próprios de trabalho. Ao chegarem ao bar, eles usaram apenas os extintores de incêndio à disposição no local, até que chegasse o reforço. Dois deles foram intoxicados pela fumaça e atendidos pela ambulância da corporação. Não houve vítimas.

O fogo, que atingiu o primeiro andar da Choperia Pontinho, foi provocado por um problema na tubulação de gás. Este é o segundo incêndio que os grevistas apagam enquanto protestam na Alerj. O primeiro foi no Restaurante Cristal, na Rua da Assembléia, no dia 12, causado por um curto-circuito em uma fritadeira.

Manifestação na Alerj

Os bombeiros estão acampados nas escadarias da Alerj, no Centro, desde o dia 10 de maio. Até o início da noite desta segunda-feira, ocorria uma reunião entre o colégio de líderes da Assembleia com representantes do governo estadual para tentar solucionar a questão.

Na semana passada, a Justiça Militar decretou a prisão de cinco integrantes do movimento que organiza as manifestações. Só um deles foi preso, o capitão Lauro Botto, e outros quatro estão foragidos. Um outro bombeiro também foi detido, o tenente Felipe Braga, por, supostamente, tentar impedir a viatura que levava Lauro Botto de sair do local ao se encostar no veículo.