ASSINE
search button

Unidade de Ordem Pública na Tijuca multa 1.577 veículos

Durante a fiscalização, 46 moradores de rua foram acolhidos na região

Compartilhar

Nos primeiros 10 dias de operações da Unidade de Ordem Pública (UOP), implantada no dia 18 de abril na Tijuca, Zona Norte, a Secretaria Especial da Ordem Pública, através da Guarda Municipal, multou 1.577 veículos e rebocou 48 por estacionamento irregular na região. Durante a fiscalização, 46 moradores de rua (4 menores) foram acolhidos. Guardas Municipais impediram 31 pessoas de panfletar nas ruas do bairro. Foram apreendidos, com ambulantes não autorizados, 195 pulseiras de relógio, 45 cofres de barro, 18 óculos, 9 guarda-chuvas, 4 leques, 3 bandeiras, 2 galhardetes de publicidades, 2 potes de pasta para limpeza, 1 porta-CD, 1 carrinho de ferro, 18 abacaxis, 12 dúzias de bananas, 28 tangerinas e 10 mamões. Agentes de Controle Urbano da Seop realizaram um trabalho de ordenamento do espaço público com relação ao comércio ambulante na região.

Guardas da Unidade de Ordem Pública da Tijuca (UOP) prenderam um homem na Rua Santo Afonso, que atuava como flanelinha na região e costumava extorquir motoristas da área. Com três passagens policiais, o homem era procurado pela Polícia e ficou detido na 19ª DP (Tijuca), onde o caso foi registrado como roubo (art. 157, do Código Penal). Um motorista de van também foi detido por desacato. Quatro menores foram flagrados roubando uma loja de departamento na Rua Conde de Bonfim. Um deles foi encaminhado para a Delegacia de Proteção a Criança e Adolescentes (DPCA) e outros três para o Conselho Tutelar. 

"Partimos do princípio da UPP, onde a vigilância permanente é instalada em determinada região. A Tijuca foi o primeiro bairro escolhido porque tem graves problemas de ordenamento. Neste modelo de fiscalização, a Guarda Municipal estará sempre presente, garantindo a tranquilidade do cidadão nas ruas", disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública. 

A partir da reformulação do treinamento da GM-Rio, os agentes que atuam na Tijuca estão capacitados para agir de forma mais territorializada, identificando os problemas específicos da região. Uma equipe de 180 guardas municipais patrulham uma área que abrange a Praça Saens Peña, Praça Varnhagem, a Avenida Maracanã, as ruas Barão de Mesquita, Conde de Bonfim, Maxwell e vias próximas, transformando as ações pontuais de ordenamento em uma cultura de permanente manutenção da ordem. Eles trabalham em turnos, garantindo a segurança 24 horas por dia.