ASSINE
search button

Coronel da PM diz que UPPs no asfalto vão coibir desordem urbana

Novo comando da Guarda Municipal tenta colocar ordem no caos do Rio

Compartilhar

 

Carros estacionados sobre calçadas, camelôs vendendo, livremente  produtos piratas, bares obstruindo a passagem de pedestres com mesas e cadeiras, caminhões descarregando em hora e local proibidos. Não vai ser fácil a tarefa do o coronel PM Henrique Lima de Castro Saraiva, 50 anos, carioca de Bangu, que assumiu, no último dia  5, o comando da Guarda Municipal do Rio. 

Ex-chefe de relações públicas da PM, onde está há 28 anos, Lima Castro participou da implantação de 14 Unidades de Polícia Pacificadora no Rio. Na GM, ele quer multiplicar as Unidades de Ordem Pública (UOPs) nos bairros para reprimir  o comércio ilegal e a ocupação desordenada do solo urbano. Para isso, convocou   cinco  oficiais da PM para ajudá-lo na empreitada de ordenar uma cidade com quase 7 milhões de habitantes. Ele falou ao Jornal do Brasil com exclusividade.

Qual o  seu maior desafio no comando  da GM?

 Fazer as Unidades de Ordem Pública  terem o mesmo  sucesso das UPPs, que baniram o narcotráfico de comunidades carentes. O objetivo é devolver o espaço público da cidade aos cariocas. Assim como nas UPPs, as UOPs vão agir 24 horas por dia. Vamos ganhar essa guerra.

>> Leia a entrevista completa no JB Premium