ASSINE
search button

Bienal do Livro do Rio celebrará cultura brasileira

Compartilhar

Em sua 15ª edição, a Bienal no Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores, formando novos leitores e celebrando o mercado editorial em uma programação cultural variada e dinâmica. Este ano, entre 1º e 11 de setembro, o grande evento literário do país ? um dos principais marcos do calendário da cidade, como o carnaval e o réveillon ? apresentará inovações combinadas aos espaços já consagrados. Uma das novidades tem relação com o bom momento pelo qual o Brasil e, especialmente, a cidade do Rio atravessam: em tempos de crescimento econômico e uma enorme exposição mundial, a Bienal deste ano será marcada por ações que se debruçarão sobre a nossa cultura.

“Tradicionalmente escolhemos um país estrangeiro para ser homenageado na Bienal do Rio. Este ano inovamos e optamos por celebrar a cultura brasileira, nos antecipando à Feira de Frankfurt, que terá o país como convidado de honra em 2013. O Brasil, sede da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, está na moda internacionalmente, e nada mais pertinente do que discutir e revelar ao público aspectos belos e importantes da nossa incrível diversidade cultural”, afirma Sonia Jardim, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), instituição que organiza o evento em parceria com a Fagga | GL events.

A Bienal junta diversão, conteúdo de qualidade e uma diversidade de atrações capaz de seduzir todo tipo de público, de apaixonados por literatura fantástica a apreciadores de livros premiados e festejados pela crítica. Para esta edição, uma das participações já confirmadas é da precursora das sagas vampirescas Anne Rice, que escreveu romances como o celebrado Entrevista com vampiro. Outros escritores que estarão no Riocentro serão Michael Connelly, Alyson Noël, Susan Kasey, Amitav Ghosh e Lauren Kate, os primeiros de uma lista de cerca de 120 nomes internacionais e nacionais que integrarão a programação oficial.

“Sentimos uma receptividade e uma vontade muito grande dos autores estrangeiros em participar da Bienal”, afirma Sonia. “Este ano conseguimos fechar com os grandes escritores internacionais mais cedo”.

Os espaços mais visitados em outros anos têm lugar garantido na programação de 2011. O Café Literário, com debates em clima descontraído que aproximam autor e leitor em conversas sobre livros, estilos e ideias, terá a curadoria do escritor e crítico Ítalo Moriconi. Já o Mulher e Ponto, com a jornalista Sonia Biondo como curadora, promoverá bate-papos entre escritoras que retratam em suas obras os mais variados temas de interesses feminino e personalidades desse universo, que representa mais da metade do número de leitores no país. O Livro em Cena, por sua vez, onde personagens célebres criam vida por meio de leituras realizadas por alguns dos atores mais queridos do público, voltará a difundir o conhecimento de clássicos da literatura.

A Bienal também terá um novo espaço infantil, com a curadoria de João Alegria, dando continuidade ao sucesso da Floresta de Livros em 2009. Será uma área lúdica e interativa na qual crianças, adolescentes e adultos poderão se divertir no riquíssimo território das palavras. Haverá também a tradicional visitação escolar, que, com o objetivo de estimular a imaginação e aproximar os estudantes do mundo dos livros, permite que alunos de escolas públicas e particulares tenham dias reservados para conhecer o evento.

Em 2009, entre as mais de 640 mil pessoas que passaram pelo Riocentro, 91% do público deixou a Bienal querendo retornar e 74% dos visitantes levaram em média cinco livros para casa.

 

Autores internacionais confirmados 

Anne Rice: A escritora americana publicou em 1976 o romance Entrevista com o vampiro, no qual rejuvenesceu e humanizou a figura clássica da criatura das trevas, se tornando referência para várias gerações de autores e leitores. A autora, que já esteve no Brasil a passeio e nunca escondeu a simpatia pelo país, pela primeira vez se reunirá com os brasileiros para debater sua obra e trajetória. Todos os livros da autora vêm sendo reeditados, com novo projeto gráfico, pela editora Rocco. Na Bienal, Anne Rice lançará o romance De amor e maldade, segundo volume da trilogia iniciada em novembro de 2010 com Tempo dos anjos. 

Alysson Noël: A americana Alyson Noël, popular entre o público juvenil, escreve a série de fantasia Os imortais, que já tem mais de 240 mil exemplares comercializados no Brasil. O quarto volume da saga, Chama negra, acaba de ser publicado pela editora Intrínseca, que prepara ainda para este ano o quinto (Nightstar) e a estreia da nova série Radiance.  

Susan Casey: Jornalista premiada e editora-chefe da O, The Oprah Magazine, nasceu em Toronto, no Canadá. Seu aclamado A onda (Zahar) investiga um dos fenômenos naturais mais impressionantes do mundo ao acompanhar surfistas radicais, cientistas de ponta e marinheiros pelos trechos mais temíveis do oceano em busca de ondas gigantes. 

Michael Connelly: Autor da série de livros protagonizados pelo detetive Harry Bosch, recebeu diversos prêmios por seu trabalho como jornalista e também por seus romances, entre eles Echo Park, tido pela imprensa como uma "obra-prima da literatura policial". Seu próximo lançamento é O espantalho, que sai em abril pela Suma de Letras/Objetiva. 

Lauren Kate: É autora de Fallen, primeiro romance de uma série de fantasia, que, após ter figurado na lista dos mais vendidos do New York Times, foi publicado no Brasil em 2010 pela Galera Record e conquistou um grande número de fãs por aqui. A continuação, Tormenta, confirmou o sucesso da saga, que terá o terceiro capítulo, Paixão, lançado pela própria Lauren Kate durante a Bienal. Fallen teve os direitos adquiridos pelos estúdios Disney e deve chegar aos cinemas em 2012. Lauren Kate está trabalhando no quarto livro da série, que encerrará a saga. 

Amitav Ghosh: Escritor indiano que já morou em Bangladesh, Sri Lanka e estudou na cidade de Alexandria, no Egito, e em Oxford, na Inglaterra, Ghosh já foi traduzido para mais de 20 idiomas e é autor de livros premiados como Maré voraz e O palácio de espelho. Sua mais recente obra (primeira parte de uma trilogia), Mar de papoulas, foi muito elogiada pela crítica americana e acaba de ser lançada no Brasil pela Editora Objetiva/Alfaguara. Trata-se de um romance épico que se desenvolve numa embarcação inglesa e tem como pano de fundo as guerras de ópio na China e no Extremo Oriente.