ASSINE
search button

Procuradoria deve anunciar até o fim da tarde decisão sobre explosão de bueiros no Rio

Compartilhar

RIO - A Procuradoria-Geral do Município do Rio estuda uma medida jurídica para obter informações sobre a explosão de bueiros na cidade. Depois de mais um acidente, que feriu cinco pessoas na sexta-feira, a concessionária de energia e responsável pelos bueiros, a Light, admitiu que mais tampas correm o risco de explodir a qualquer momento.

Por meio da assessoria de imprensa, a Procuradoria-Geral informou que não definiu como vai proceder, mas que pode procurar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A decisão deve ser anunciada até o fim do dia de hoje.

A prefeitura também pretende contratar uma  auditoria para avaliar as causas da explosão e o plano de  manutenção de câmaras nos bueiros, implementado em 2010 pela concessionária para resolver o problema. Com o último acidente, o programa deve ser acelerado.

Na noite da última sexta-feira (1º), a explosão de um bueiro na Avenida Nossa Senhora de Copacabana deixou cinco feridos na Zona Sul da cidade. Com a explosão, a tampa de ferro de um bueiro foi arremessada a uma altura de 4 metros, abrindo uma cratera na pista.

Durante o fim de semana, em entrevista à imprensa, o presidente da Light, Jerson Kellman, pediu desculpas à população e se disse surpreso com a explosão. Atribuiu o problema ao vandalismo contra as instalações da concessionária, mas reconheceu a manutenção inadequada.

A explosão de bueiros no Rio tem se tornado um problema recorrente. No ano passado, um casal de turistas americanos também foi atingido. Eles foram arremessados a uma distância de 8 metros. A mulher teve 80% do corpo queimado e o homem, 35%.

Light divulga nota oficial sobre o incidente

A assessoria de imprensa da Light divulgou nesta segunda-feira uma nota oficial sobre o incidente ocorrido na sexta-feira. Confira a nota:

"No momento em que a Light vem trabalhando ininterruptamente e fazendo investimentos para recuperar e monitorar toda a sua rede subterrânea, na noite de sexta, 1º de abril, a empresa foi surpreendida com o acidente em uma câmara subterrânea na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com Rua Bolívar, em Copacabana, que deixou cinco pessoas feridas.

A prioridade da Light foi dar toda a assistência aos cinco feridos, que receberam alta médica e passam bem.  Além da reparação dos danos materiais, a empresa vai continuar prestando todo o apoio.

A Light vem mantendo uma postura de transparência em relação às informações e ações da empresa. E, conforme amplamente divulgado, desde julho de 2010, após um extenso diagnóstico foi realizado um mapeamento e prontamente iniciado um processo de recuperação da rede subterrânea, composta por quatro mil câmaras transformadoras. O plano estratégico definiu ações prioritárias em 1.170 câmaras subterrâneas com indicações de instalação de equipamentos mais modernos.  Esse serviço já foi executado em 1.040 câmaras, restando ainda 130, que já foram inspecionadas e, embora não tenham sido modernizadas, recebem manutenção.

Todo este projeto especial, iniciado há oito meses, tem objetivo de assegurar que as câmaras possam estar livres de acidentes dessa natureza. 

Diante da última ocorrência, as ações estão sendo revistas e o trabalho da força-tarefa multifuncional está sendo redirecionado para  as 130 câmaras, intensificando ainda mais o serviço, mesmo que em alguns casos tenha que ocorrer interrupções no fornecimento de energia elétrica.

Em respeito à população, a Light mais uma vez pede desculpas pela ocorrência e reafirma o compromisso com a recuperação do sistema de distribuição de energia do Rio de Janeiro".


 Veja vídeo feito por moradores no dia da explosão