ASSINE
search button

Choque de Ordem recolhe animais e multa ambulantes em feira na Tijuca

Compartilhar

Uma operação Choque de Ordem foi realizada  neste domingo pela manhã na feira localizada nas esquinas das ruas São Francisco Xavier com Heitor Beltrão, na Tijuca. Os comerciantes, apesar de notificados e multados anteriormente, comercializavam animais (silvestres, exóticos e domésticos) na localidade, o que é proibido por lei.

Os comerciantes, além de terem os animais apreendidos, foram multados e podem até perder suas licenças por estarem vendendo mercadorias que diferem do alvará concedido pela Prefeitura e infrigindo a legislação que proíbe a venda ou doação de animais em via pública. Fiscais da Coordenação de Controle Urbano multaram nove barracas, a maioria reincidente no descumprimento da legislação.

Na feira, foram recolhidos dois azulões, quatro coleiros, um caboclinho e dois pichochós, pássaros silvestres que só podem ser vendidos ou criados com autorização do Ibama. 

Os fiscais apreenderam ainda cinco coelhos, quatro calopsitas, um agapornis, 21 canários belgas, além de 390 sacos e dois galões de peixes ornamentais, cerca de 1.200 peixes. Todos os animais, exceto sete cães filhotes, foram encaminhados para o Zoologico do Rio. Os filhotes de cães foram encaminhados para a Fazenda Modelo e ficaram sob os cuidados da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais.

Os responsáveis pelas nove barracas autuadas terão que pagar multas de até R$ 2.238, como foi o caso de uma barraca não autorizada que vendia pastel e caldo de cana.   

A Secretaria Especial da Ordem Pública (Seop) manterá vigilância permanente nesta feira para evitar novos abusos e estenderá suas ações para coibir a venda de produtos em desconformidade com os alvarás e também a comercialização de animais, proibida por lei.

- Recebemos muitas denúncias de moradores da região sobre essa feira. Estamos desde o fim do ano passado conversando com os comerciantes sobre as irregularidades cometidas. Vamos estender essa operação para outras feiras com esse mesmo perfil. Sabemos de algumas na Zona Norte da Cidade. A Prefeitura não vai tolerar descumprimento das determinações fixadas em alvará ou pela legislação em vigor. Tem gente aqui credenciada como ambulante para a venda de artesanato, mas está vendendo animais - afirmou o secretário especial da Ordem Pública, Alex Costa. 

A operação, coordenada pelo subsecretário de Controle Urbano, Marcelo Maywald, contou com a participação de 50 agentes da Coordenação de Controle Urbano (CCU), guardas municipais, fiscais da Patrulha Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fiscais da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais e agentes do Centro Zoonoses vinculado à Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.